Por a 25 Maio 2021

A pandemia veio colocar em evidência a importância, e mais-valia, de uma casa ter varanda, (ou outro espaço similar). Olhamos para as suas vantagens e partilhamos 10 exemplos de sucesso.

Fotografia de destaque: Ask deco

Apanhar sol, degustar uma refeição entre família e amigos, ou simplesmente relaxar a ler um livro, são apenas algumas das atividades que pode fazer nestes espaços. Habitualmente pequenos, estes espaços são grandes no conforto e satisfação que propiciam.

Com um bom planeamento as varandas podem mesmo representar uma extensão de salas, quartos ou escritórios. Dependendo da sua configuração é possível definir o melhor layout e adequar a decoração, quem sabe semelhante à divisão contigua? É tudo uma questão de imaginação e de saber tirar o melhor partido da sua casa.

Aqui ficam 10 boas propostas. Boas inspirações!

1. O projeto que vemos na imagem de destaque foi assinado pela Ask deco e o desafio lançado pelo proprietário consistia em incorporar estilos diferentes de móveis e acessórios oriundos de diferentes países na habitação. O resultado são temas e sentimentos distintos para cada sala, incluindo a varanda, pois claro!

2.

A arquiteta Virna Carvalho do escritório VC Arquitetura assinou a reforma deste apartamento com perto de 300m2, e entre os pedidos dos moradores constava a colocação de um revestimento único nos diversos ambientes de forma a aumentar a sensação de integração – um ‘pormenor’ particularmente importante quando o objetivo é integrar a varanda na sala.

3.

A arquiteta arquiteta Suzana Azevedo conseguiu criar uma confortável ‘sala de jantar’ com forte aproximação à natureza, mesmo situando-se na cidade. Uma vez mais, a uniformização do pavimento foi um dos truques utilizados para que os ambientes parecessem um só. Veja o projeto completo aqui.

4.

A habitação da artista plástica Ana Calém é uma verdadeira uma pérola no interior de uma ostra: Um prédio remodelado com um precioso jardim no interior. As assoalhadas distribuídas por cerca de 200 metros quadrados, gozam da luminosidade incrível de Lisboa, possibilitada pelas janelas rasgadas com ligação ao jardim privado. Esta varanda, contígua à sala de estar é apenas um sneak peek do que pode encontrar nesta habitação.

5.

Os espaços amplos e o contacto com a natureza foram os principais responsáveis para a mudança de casa da jornalista Mónica Salgado. Uma sala enorme com extensão para a varanda que pode (ainda!)) abrir-se ao jardim foram razões suficientes para a nova proprietária ficar feliz com a mudança. Não deixe de ver o projeto completo assinado pela arquiteta Ana Rozenblit da Spaço Interior.

6.

A máxima integração de ambientes, em concreto entre sala de jantar, de estar e varanda com espaço gourmet foi a principal premissa com que Bia Hajnal teve de lidar ao assinar este projeto de arquitetura e decoração. Uma prova amplamente superada, com resultado nesta imagem que correu mundo pelo design inovador selecionado para a nova sala do apartamento.

7.

Nem todas as casas têm uma base cheia de potencial como este projeto fotografado por Júlia Ribeiro. Efetivamente, nesta habitação Bia Hajnal teve a possibilidade de estender a casa à varanda, em dois ambientes distintos. Tendo em conta as áreas generosas desta varanda foi possível criar uma zona de estar e lazer e uma segunda zona de refeição. É quase como se a sala duplicasse e ficasse valoriza em todas as suas vertentes.

8.

Do topo deste prédio lisboeta sente-se a vibração da cidade. Situado nas Avenidas Novas, e enquadrado num bairro de ruas largas, o central apartamento concentra o melhor dos dois mundos: o frenesim da capital e, o abrigo discreto sempre que chega a hora da retirada. Mais um exemplo inspirador de como estender a sala ao exterior. O projeto foi assinado pela equipa Lavradio Design.

9.

E uma sala com vista para a praia, parece-lhe bem? Neste exemplo da arquiteta Amanda Miranda percebemos claramente a vantagem de aproveitar a amplitude de uma varanda que guardava só para si uma vista maravilhosa para o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, Brasil.

10.

Nem todas as varandas escondem vistas deslumbrantes ou dimensões generosas, contudo, mesmo em áreas mais modestas é possível criar um canto de leitura acolhedor e confortável como neste projeto de Carolina Bordonco.

0
Would love your thoughts, please comment.x