Por a 18 Julho 2019

Integrar três zonas distintas na mesma divisão, todas convivendo de forma harmoniosa, nem sempre é uma tarefa fácil. Para a arquiteta Danyela Correa este foi o principal desafio neste apartamento de 134m2, em São Paulo.

A casa destina-se a uma família de quatro elementos, casal e duas filhas adolescentes. A sala, zona nobre da casa é um espaço multifuncional. De lazer, convívio, visionamento de televisão e zona de refeições. A delimitação dos espaços, foi assim muito importante de definir desde cedo para não resultar num espaço confuso.

Atrás da zona de estar foi criada uma sala “semi-fechada”, exclusivamente de visionamento de televisão, com porta de correr que pode estar fechada ou manter-se aberta de acordo com as necessidades. Cada elemento pode estar em convívio ou recatado no seu canto, de acordo com as suas vontades e afazeres.

Outro dos desafios da arquiteta Danyela Correa foi integrar a varanda com o interior do apartamento. Devido às contingência do próprio condomínio, não foi possível abrir totalmente a sala até à varanda. Porém, manteve-se o caixilho e a mesma linguagem visual para integração dos espaços.

Lá fora é possível relaxar na pequena zona lounge com jardim vertical, ou degustar uma refeição com vista para o exterior.

Por sua vez, o interior da sala também contemplou uma zona nobre para refeições, com sala de jantar para 6 a 8 pessoas.

O derradeiro desafio para o atelier foi conceber uma cozinha (também ela) com zona de refeições integrada, mesmo numa área escassa em metros quadrados. O balcão com bancos altos foi a solução perfeita para refeições rápidas como pequeno-almoços.

Nos quartos, destacamos a solução de iluminação na cabeceira de cama da suite, dando maior visibilidade ao papel de parede.

Já nos quartos das filhas do casal, destacamos a integração da zona de descanso, com a cama, com a zona de estudo e trabalho, com secretária junto à janela.

Créditos das Imagens:  Gustavo awad

0
Would love your thoughts, please comment.x