Por a 16 Dezembro 2020

É do topo deste prédio lisboeta que sentimos a vibração da cidade. Situado nas Avenidas Novas, e enquadrado num bairro de ruas largas, o central apartamento concentra o melhor dos dois mundos: o frenesim da capital e, o abrigo discreto sempre que chega a hora da retirada.

Fotografia: Mauro Motty I Produção: Amparo Santa-Clara

Texto: Mafalda Galamas

A remodelação deste duplex, distribuído por 250 m2 e um generoso terraço, teve em consideração os mais elegantes pormenores de arquitetura de interiores. Para isto, o proprietário contou com o apoio do atelier Lavradio Design que assinou, aliás, todo o projeto de decoração.

Aos primeiros passos, percebemos o traço de uma elegante masculinidade. Do hall – de onde se destacam as escadas com degraus de madeira maciça e o resguardo em vidro temperado – vislumbramos a sala, comum, de jantar e de estar. Amplo, este espaço foi pensado para uma dinâmica de convívio, entre família e amigos, o que exigia diversos lugares sentados e o aproveitamento da zona exterior numa espécie de continuidade da zona social da casa.

A decoração tem por base um estilo contemporâneo, com alguns detalhes estilizados até pela própria arquitetura do andar. Outros há, mais ecléticos, casando e incorporando com mestria os antigos objetos do proprietário.

Grande parte do mobiliário foi desenhado, como os sofás, estofados com tecido Andrew Motten, a mesa de centro ou o móvel do bar, todos eles foram executados por empresas nacionais. Também as carpintarias foram desenhadas e pensadas ao pormenor.

Na sala de estar, por exemplo, foi criado um armário embutido na parede, com arrumação por baixo, e dois nichos. Assim como, o módulo personalizado para a lareira, onde a opção recaiu para uma solução inteligente, de bioetanol, por não exigir saída de ar ou chaminé exterior. Daqui observamos igualmente a zona de jantar, perfeitamente integrada pela ligação de sofás ‘’costas com costas”. Fazem frente à parede forrada com papel Élitis, de tons cinza, numa reprodução de pele de animal. Junto, está a mesa de jantar, de madeira e cadeiras de design português.

É uma zona ampla e arejada, não apenas pela enorme luminosidade vinda do exterior, mas também pela ligação, quase orgânica, com a cozinha que era, anteriormente, integralmente fechada. Hoje, está separada apenas pela bancada em pedra pedra desenhado por Celma e Carolina Lavradio, como resposta a um requisito do proprietário. Conjugo com os bancos altos, de pés em madeira e estofo em pele, cor preta.

Do lado de dentro da cozinha existem armários de ponta a ponta, num cinzento-azulado que, de forma discreta, pontua o perfil masculino da decoração. Junto ao balcão de pedra, foi ainda criado um módulo divisório de apoio, virado para dentro (da cozinha). O resultado é clean e funcional.

Tudo flui com naturalidade, a sala estende-se para o exterior sempre que assim é desejado, num terraço com 100m2 e vista desafogada. Neste espaço ao ar livre, houve um cuidado especial nos materiais utilizados. Está dividido entre zona de refeições, zona de estar e lounge com espreguiçadeiras, zona de preparação de refeições e área para tratamento de roupas (devidamente resguardada).

Também a mesa de exterior foi feita à medida, mantendo ligação com o balcão da cozinha cuja pedra é do mesmo material. Os pés em ferro e as cadeiras estilo eames, resistentes ao exterior, assentam no microcimento preparado para exterior.

Na zona de lazer existem os sofás cinzentos, de material sintético, que combinam com o deck em teca usado, igualmente, para a construção das floreiras e de uma pequena fonte – pormenor diferenciador e que marca a presença do elemento água. A pensar num maior usufruto do terraço, foi montada uma cobertura elétrica, inteligente, para que seja devidamente aproveitado independentemente da altura do ano.

É também no piso inferior que encontramos o escritório, um quarto de visitas, e uma casa de banho social. Exigia-se que o primeiro estivesse mais resguardado, dadas as necessárias longas horas de concentração. Também aqui há a destacar o mesmo conceito de carpintarias, com um armário de ponta a ponta, em madeira, pintada de castanho.

A zona mais privada da casa situa-se, como é habitual, no piso superior. Aqui, foi necessário trabalhar as águas furtadas e incorporá-las no design das divisões. E como um projeto de interiores não se cria de uma folha em branco… Foi aproveitada esta característica, acrescentando algo mais ao projeto.

Na suite principal, por exemplo, as águas furtadas mais baixas foram utilizadas para criar uma cabeceira de cama, azul-petróleo e, ainda, aproveitada a profundidade para de duas mesas-de-cabeceira através de uns nichos executados para o efeito. Os apliques de luz, junto à cama, são da marca alemã Contardi e revestidos em pele. A sobriedade e elegância foi contraposta com um papel de parede Élitis, com motivos muito próprios e dinâmicos, semelhantes a um tecido pleno em textura.

A secretária que vemos abaixo da janela está entre as poucas peças de mobiliário existentes no quarto. E o closet, aberto ao quarto e executado à medida, foi criado de forma a aproveitar os recantos da própria casa… Faz passagem para a casa de banho privada, em pastilha cinza-acastanhado.

No quarto reservado às meninas da casa, filhas do proprietário, foi retirado o potencial da viga de ferro existente ao centro. Aí, onde antes existia uma parede, entretanto derrubada, ‘’nasceu’’ uma divisória incorporada nas águas furtadas, com uma secretária dupla, prateleiras e cadeiras eames, de serventia às estudantes da casa. Embora permitam boa visualização de um lado para o outro, dividem, na realidade, o espaço de dormir de uma e de outra.

De um lado existe uma cama tradicional, do outro, um sofá-cama azul-turquesa, com almofadas pop art, permitindo durante o dia, receber visitas. As paredes foram revestidas a papel de parede Élitis, com cores joviais e divertidas.

Mesmo ao lado, moram os rapazes, também filhos do casal. Inevitável destacar o papel de parede Andrew Motten, a imitar madeira envelhecida de tom cinzento. Ambas as camas e cabeceiras foram feitas à medida, e estão separadas por uma mesa de cabeceira de estilo industrial, que combina com os apliques de parede, em ferro preto. Ao fundo, uma cadeira mariposa, em pele… Uma peça de design intemporal.

0
Would love your thoughts, please comment.x