Por a 10 Junho 2020

O duplex fica nos dois primeiros andares de um edifício dos anos 70 que nunca havia sido reformado. A principal qualidade é o jardim de 1000 m² com acesso privado, algo raro em Paris.

Fotografia: Gabrielle Toledano / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

A remodelação do duplex foi total, desde o chão até as escadas, janelas e outros elementos. O projeto coube ao coletivo Toledano + Architects. A ideia passou por remodelar completamente o layout para cumprir as exigências dos seus novos habitantes, uma família com três crianças pequenas; por outro lado, havia que imprimir a este apartamento as qualidades de uma casa do século XXI, em termos de ventilação e isolamento.

A fim de maximizar a luz do dia natural e proteger a casa do calor elevado durante o verão, as janelas do piso térreo, a sul, foram substituídas por um modelo de alumínio muito fino e altamente eficiente. O vidro, térmico, não só assegura uma fonte de calor a todo o apartamento, como se afigura uma solução inovadora de aquecimento, muito confortável.

O layout geral foi pensado com um grande espaço principal, modular, no térreo, além de um amplo espaço partilhado aberto e os três quartos infantis, além de uma área de jogos e brincadeiras no 2º andar. Desta forma, a intimidade é assegurada, entre pais e filhos, sem prejuízo da necessária convivência familiar. As amplas sala de estar, sala de jantar e cozinha estão ligadas ao terraço de madeira e ao jardim através das grandes janelas de correr. O nível do piso é contínuo, a fim de apagar os limites entre o interior e o exterior e expandir visualmente o apartamento.

A master suíte tem vários layers, progressivos, de privacidade, graças às portas pivotantes que permitem integrar as salas no espaço comum geral ou na master suíte, de acordo com a hora do dia ou do utilizador. Inclui um escritório e um espaço para a prática de boxe, bem como uma casa de banho com vista para o jardim, uma sala de vestir e um quarto.

A seleção dos materiais é restrita e estes são quentes e elegantes e, ao mesmo tempo, têm um toque japonês. No espaço para a prática de boxe e do closet, nota-se uma clara inspiração nos tatamis. No resto do duplex, cimento, metal preto, granito preto, mármore Carrara, madeira de carvalho, tecido e aço perfurado são materiais presentes. No piso infantil, um brilhante azul Klein traz um toque divertido e dinâmico à sala de jogos comum.
Tudo aqui foi feito sob medida, incluindo móveis, as mesas em Corian vermelhas e amarelas no piso térreo que iluminam a sala de estar e a sala de jantar. O design das escadas brinca com o equilíbrio.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2020
Área: 190m2 + 1000 m2 jardim & 90m2 terraço
Local: Paris (16 arrondissement)
Orçamento : 500 000 euros
Fotografia: Gabrielle Toledano

0
Would love your thoughts, please comment.x