Por a 23 Setembro 2020

Para alguns, a simples ideia de pintar a casa de preto é um pesadelo. Porém, acredite, com as pinceladas certas o seu ambiente monótono ganhará uma dinâmica que não vai querer largar mais!

Reunimos dez ideias simples de decoração com detalhes pretos que irão acrescentar drama e personalidade à sua casa. A sugestão vai muito além de um certo minimalismo monocromático e uma coisa é certa; o preto tem a particularidade de adicionar muito mais glamour a qualquer espaço!

Teto preto

Pintar o teto e parte da parede da sala de jantar de preto profundo não é para todos. Mas, de alguma forma funciona! Como podemos perceber pela imagem, o contraste com o lambril executado em mdf pintado de branco cria um efeito harmonioso. A luminosidade vinda das janelas e todo o mobiliário de cor clara ajudam a equilibrar a opção aparentemente arriscada de ‘abusar’ no preto. O resultado é uma sala intima e acolhedora.

Armários de cozinha pretos

Já dedicámos uma hometour a este tema, o tema fascina-nos e acreditamos que a si também. Uma vez mais, o tom “carvão” dos armários contrasta lindamente com os azulejos de “metro” brancos. As juntas escuras ajudam a criar uma dinâmica ainda maior e, claro, os detalhes a dourado velho não foram selecionados ao acaso. Dos puxadores à torneira, dos potes aos utensílios de cozinha!

Pavimento Preto

Em quantas casas já entrou com pavimento preto? Arriscamos dizer que poucas ou nenhuma, certo? Pois bem, quem o faz de quando em vez são os povos nórdicos (ou adoram os pisos de madeira clara ou pisos integralmente pretos). As tábuas de soalho preto têm a particularidade de refletirem a luz tornando o pavimento ligeiramente brilhante em vez de sombrio.

Mobiliário Preto

O impressionante armário preto teve a mão de Pamela Makin, a designer de interiores pintou esta imponente peça de mobiliário antigo, resultando numa abordagem contemporânea que muda todo o mood de uma sala.

Parede (integral) preta

Arriscamos dizer que pintar toda a sala de preto poderá tornar-se demasiado escuro e opressivo. Porém, escolher apenas uma, e estratégica, funcionará lindamente como galeria de fundo para uma coleção de fotos ou de livros, para citar apenas alguns exemplos.

Lareira negra

Uma vez mais, uma não funciona sem a outra. O impacto da lareira pintada de preto brilha, fundamentalmente, porque faz enorme contraste com o branco das paredes. As lareiras já são, por regra, elementos impactantes em qualquer ambiente, porém, quando aliada a um toque dramático como este provocado pela cor, ainda mais… Fica a sugestão.

Molduras de janela pretas

Nunca tinha pensado nesta variante? Menos radical do que as anteriores, a verdade é que o preto que gravita em torno da luz natural e que irrompe pelas janelas cria uma atmosfera muito singular. Pintar as molduras de preto é igualmente uma forma de enquadrar a vista, especialmente se for bonita. Quando mais alto for o pé direito, mais impacto esta solução terá. 

Painéis pretos

E porque não tirar partido do vão das escadas? Em vez do seu papel resumido ao meramente funcional, de nos fazer chegar ao piso de cima, os vãos de escada podem ter um papel muito mais importante nas habitações – motivo pelo qual já lhe dedicámos um artigo inteiro. No caso da imagem, em concreto, a escadaria de linhas dramáticas ajudam também a dar destaque à obra de arte com uma impressão do designer gráfico Brent Rosenberg. Aqui está um bom exemplo de como a arte pode ganhar vida através das próprias paredes.

Mobiliário preto

Já tinhamos percebido que uma pincelada de tinta preta pode fazer um móvel sem graça parecer instantaneamente sofisticado. Na foto, um banco de teca recuperado pintado de preto é um pequeno exemplo disso mesmo.

Quarto preto

O quarto preto pertence à autora do blogue Swoonworthy, Kimberly Duran. Corajosa, a jovem procurou recriar o glamour de um boutique hotel misturando padrões fortes e detalhes dourados. O espelho de estilo barroco, a mesa vintage potenciam o resultado que a proprietária pretendia conferir ao seu quarto.

0
Would love your thoughts, please comment.x