Por a 13 Julho 2020

Único e eclético. Situado num edificio histórico de Londres.

Fotografias: A Air space locations

Recentemente remodelado, este antigo edifício situado na capital inglesa mantém as suas características art déco. A sua aparência contemporânea não exclui nem ofusca as suas particularidades do inicio do século XX. O termo Art Déco nasceu da expressão arts decoratifs,  e pôs o ênfase nas formas geométricas, ou estilizadas, em detrimento das formas orgânicas frequentes até então.

As impressionantes janelas, tornam este apartamento num espaço inundado de luz, e os vitrais coloridos, embutidos nas paredes, contrastam com o teto em betão aparente. O alto pé direito, o open space assumido e os materiais utilizados, caracterizam o loft londrino.

Os materiais utilizados mantêm os pés em dois séculos distintos. A contemporaneidade do betão e paredes pintadas de branco combinam com o mosaico de trélis típico de outra época, quer na zona de refeições, quer na casa de banho onde até a tubagem da canalização está assumidamente à vista. Como aliás, pelo resto da casa… à semelhança das puxadas de iluminação.

A decoração combina diversos elementos de madeira numa, natural e óbvia opção, já que falamos de uma estrutura que precisa de ganhar conforto. Talvez seja, por isso, um elemento presente em todos os recantos (já que aqui é difícil falar em divisões). O próprio pavimento, é de madeira, pintada de branco, refletindo a imensidão de luz natural que entra pelos janelões.

Já a decoração é uma mistura de antiguidades art déco, achados vintage e alguns elementos industriais. É precisamente esta mistura que confere alma a esta habitação. São várias as peças retro, dos candeeiros, aos acessórios decorativos em vidro, para citar apenas alguns exemplos. As peças de arte e outras, mais inusitadas, fazem com que quem por aqui passa, dificilmente se esqueça… Do candeeiro suspenso de franjas no meio da sala, à cabeça do felino na parede ou até à batina eclesiástica suspensa junto ao teto.

Já o quarto, situado no piso de cima, tem visibilidade para a sala, no piso de baixo, através do retangular vidro embutido na parede que potencia a entrada de luz natural. Aqui, são os elementos étnicos que ganham maior destaque.

O resultado é uma casa única e eclética!

0
Would love your thoughts, please comment.x