Por a 1 Junho 2020

Mais do que uma tendência parece uma moda veio para ficar. Tem origem, sobretudo em países como a Dinamarca e a Suécia mas rapidamente cativou os portugueses.

As cores neutras, com predominância do branco e dos materiais naturais são algumas das suas principais características. O tom natural da madeira, em pavimento e mobiliário e os candeeiros em bambu ou rattan potenciam um conforto aos espaços inegável. A simplicidade é outras das suas características. E o seu mobiliário, sempre com design, está a tornar-se de culto.

Aqui ficam as cinco características essenciais na decoração escandinava.

Cores suaves

Nos países escandinavos a ideal de refúgio interior é em tons de branco, bege, nude, cinza e no limite um rosa suave. O contraste é, muitas vezes, criado pelos apontamentos de preto.

Com uma paleta de tons claros, a atmosfera é relaxante. Como na Dinamarca ou na Suécia, o interior é um refúgio de branco, bege, rosa, nude ou cinza. Em contraste, algumas notas de preto vêm para dar outra perspectiva à decoração. Para melhorar a sensação de tranquilidade, as cores são mate para um efeito aveludado.

Materiais Naturais

O material de eleição na decoração escandinava é, indiscutivelmente, a madeira. Sempre no seu estado mas natural. Podemos encontrá-la em peças de mobiliário, das cadeiras à mesa de jantar, nos armários de cozinha e, também, nos acessórios. É um material natural que, habitualmente se faz acompanhar por outros como o linho, o vime e o algodão.

Luminosidade

Na decoração escandinava a luminosidade tem uma importância extrema, e por isso, muitos dos acabamentos escolhidos devem refletir o máximo de luminosidade possível. Um pavimento de cor clara, paredes cinza são bases simples às quais os apreciadores deste estilo recorrem frequentemente.

Mobiliário com design

As peças de design são um forte elemento forte na decoração escandinava. De longos aparadores, a candeeiros ou mesas de centro com algum twist o mobiliário escandinavo é, ainda assim, intemporal. Muito graças à sua simplicidade que é, na verdade, fruto de um design trabalhado que tem como principal premissa responder a uma necessidade efetiva.

Abuse dos acessórios

Na procura de máximo conforto e bem-estar os acessórios são imprescindíveis na decoração escandinava. Um tapete de pelo grosso, almofadas confortáveis uma manta de pele num sofá ou cadeirão e muitas velas refletem uma atmosfera assumidamente serena.

0
Would love your thoughts, please comment.x