É uma das peças de mobiliário mais usadas na casa. A sua escolha deve ser criteriosa, e acredite, a decisão vai além do que determinar se é redonda, quadrada, de vidro, mármore ou madeira.

Representa o ponto de encontro de família e reunião de amigos. Embora, muitas vezes, sirva para mais do que saborear refeições. Já partilhámos ideias para decorar as salas de jantar, já lhe sugerimos 10 mesas abaixo dos 500€, bem como as melhores dicas para uma mesas de sucesso e até já deixámos 10 originais mesas de festa para todos os gostos! A provar que o tema nos é caro não nos ficámos por aqui e reunimos os 6 passos que tem de saber antes de comprar a sua mesa de jantar. Ora veja.

DEFINIR O BUDGET

Começamos pela parte difícil. Perceber o orçamento disponível, de uma forma realista e objetiva pode evitar o sentimento de frustração na fase de pesquisa. Definir o seu limite antes mesmo de pensar na componente estética será uma mais valia para manter controladas as suas finanças.

TAMANHO

Outro dos aspetos determinantes antes de se deixar apaixonar por um modelo que poderá depois não caber na sua divisão… Faça o levantamento de medidas da sua sala, em concreto do espaço que tem disponível para esta peça de mobiliário e não se esqueça de contemplar espaço para as cadeiras.

O número de pessoas que tenciona reunir em torno da mesa é outro factor determinante. Se tem uma família numerosa não se deixe deslumbrar por modelos de pequena dimensão ou que não sejam extensíveis.

FORMATO

Nem todas as mesas de jantar têm de ser retangulares. Hoje em dia é comum vermos em lojas de decoração modelos redondos e quadrados que permitem a criação de espaços magníficos. Naturalmente que uma mesa retangular que seja extensível pode acomodar mais pessoas. Por sua vez, as mesas redondas permitem um fluxo em torno das mesmas, incomparável. As quadradas são, habitualmente elementos impactantes e também acomodam muita gente, embora necessite de uma sala de boa dimensão.

MATERIAL

Não se abstraia do resto da decoração na hora de escolher a sua mesa de jantar. Na loja pode ficar lindíssima, e totalmente integrada com o decor comercial, porém, deve adequar a sua escolha ao tipo de materiais que já existe na sua casa. As de madeira e de vidro são bastante comuns, embora as de mármore se mantenham sempre uma boa opção. Alguns materiais conferem maior sofisticação, outras prestam-se mais a ambientes rústicos e não se esqueça, a exposição solar a que vai estar sujeita também pode ajudar no momento da escolha.

ESTILO DE DECORAÇÃO

Ter um estilo de habitação já definido pode ajudar nesta escolha. Uma sala de linhas contemporâneas ou minimalistas pede uma mesa com características totalmente diferentes dos ambientes clássicos ou rústicos, concorda?

MONTAGENS

A parte da distribuição e entrega está, habitualmente, garantida pelas próprias lojas, embora em alguns casos possa ser exigido algum pagamento extra pelo serviço. Porém, existem alguns detalhes que deverá ter em conta para que não surjam surpresas de última hora, desagradáveis. Verificar o tamanho (e altura em concreto) de portas e elevadores é importantíssimo. Geralmente vêm desmontadas, porém, é comum o tampo ser uma peça única e é conveniente garantir que tudo corre pelo melhor. Por fim, não se esqueça de questionar sobre a montagem, alguma lojas garantem este serviço, outras há que apenas vendem o artigo.

Gostou deste post? Qual o estilo que gostaria de ver abordado? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no InstagramFacebook Pinterest

Imagem de destaque: Las Kasas