Por a 9 Março 2020

Uma liderança jovem mas que acumula a sabedoria de uma família com mais de cinco gerações de artistas marceneiros. A sua visão fresca e jovem põe à prova o desafio de transformar a atividade artesanal num ofício cool, digno do século XXI!

Fomos conhecer a Marcenaria Artística Pereira, em Sintra, onde cada peça conta uma história. Os autores são especialistas em criar ou restaurar peças únicas e de durabilidade superior. A sua forma de trabalhar artesanal, sustentável e exclusiva resulta em autênticas obras de arte feitas de madeira maciça.

O Tiago e a Margarida conhecem-se desde os tempos de liceu, viveram e trabalharam no Reino Unido e regressaram com uma vontade (ainda) maior de criar o seu negócio. Juntos, criaram a Marcenaria Artística Pereira. Negócio que é um legado natural de quem cresceu rodeado de aparas da marcenaria do avô, o mestre Soares Pereira. Tiago recorda, com carinho, todos aqueles que o avô marcou através da sua versatilidade e incrível capacidade de trabalho, seja em mobiliário, tetos decorativos, janelas apalaçadas, restauros de marcenaria ou arte-sacra para igrejas!

Hoje, é com orgulho que o neto continua o seu legado, junto de uma equipa com enorme atenção ao detalhe, como é o caso do mestre Carlos Jacinto. Marceneiro artístico com largos anos de experiência internacional, passando pela Maison Brugier Calex, em Paris. O especialista em restauro, tem no seu portefólio peças de mobiliário do Louvre e Versailles, para citar apenas alguns exemplos. Foi, ainda, professor na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.

São fãs do movimento #slowfurniture, manter viva a arte da marcenaria e dar continuidade a este saber-fazer português é o que os move. Contam a história de cada peça em madeira, respeitando a sua forma e utilizando técnicas e ferramentas ancestrais que fazem parte do legado cultural do nosso país. 

Produzem peças de design próprio – como a peça unity – e desenvolvem projetos de mobiliário por medida. Também fazem restauro, dando (nova) vida a peças antigas, dão consultoria e fazem reabilitação. Tudo em parceria com arquitetos, designers de interiores, ou o próprio consumidor final.

Unity

Fotografias: Gui Morelli

0
Would love your thoughts, please comment.x