Por a 9 Março 2021

Todos os anos são ditadas novas tendências no que diz respeito à decoração. Uma forte influência que entrou em 2021 com toda a força é a versatilidade das salas, o espaço onde tudo acontece.

Fotografia de destaque: Alexandre Kühl Oliveira

Considerada o centro nevrálgico da casa, a sala assume e acumula cada vez mais facetas. Adequadas para convívios entre amigos e longas noites de aconchego, hoje são também espaços de refeição e de teletrabalho. Com isso, revelamos as cinco fortes tendências que se intensificarão nesta divisão durante 2021.

ESTANTES

Um dos elementos mais marcantes para fazer as salas cumprir as suas diferentes funções são as estantes. Já aqui falámos sobre elas e deixámos inclusive as melhores dicas para que nada falhe caso a solução passe por desenhar a sua própria biblioteca e/ou estante executando-a à medida.

TONALIDADES

Outra forte tendência que se tem verificado diz respeito às tonalidades. Crus, terrosos, neutros… As salas têm sido pontuadas por cores suaves, tranquilizantes e capazes de trazer harmonia a um espaço que rapidamente se pode revelar confuso. Além de aumentarem a luminosidade de qualquer divisão.

FIBRAS NATURAIS

Os materiais quentes são também um must-have, afinal, é este o refúgio das famílias que no ultimo ano pouco puderam sair de casa. Nunca os materiais e fibras naturais estiveram tão em alta. Tapetes de lã, almofadas, cortinados de linho, tapetes… São que eles trazem conforto adicional.

VERSATILIDADE

Mobiliário com dupla função. Não nos referimos apenas à possibilidade de poderem cumprir mais do que uma função, como por exemplo, uma mesa de jantar que se transforma em secretária de trabalho durante o dia. Referimo-nos sim, aos elementos que que ajudam a  delimitar os espaços de uma forma orgânica, como os tapetes, por exemplo, muitas vezes delimitando a zona de estar da zona de estar.

NATUREZA

Como não poderia deixar de ser… Trazer a natureza para dentro de casa! Em época de confinamentos intermitentes e pouco dados a passeios e longas estadias ao ar livre,  gozar dos pequenos espaços ao exterior que possamos ver, sejam varandas, pátios ou jardins tronou-se imprescindível ao nosso bem-estar. Para quem não tem essa possibilidade, a tendência de trazer o verde para dentro das salas vai revelar-se igualmente notório. Jardins verticais, plantas naturais, jarras com flores e tecidos florais são algumas das soluções.

0
Would love your thoughts, please comment.x