Por a 11 Abril 2020

Arrumar e organizar anos e anos de muitas leituras, a par com outras ferramentas que alimentam boas memórias, é sempre um bom desafio, qualquer que seja a área e o estilo da sua casa.

Os e-books já fazem parte da nossa realidade há alguns anos – e a verdade é que têm muitas vantagens, logo a começar pela capacidade de armazenamento e depois pela sua leveza, útil nas deslocações. Mas a grande maioria de nós ainda gosta da (boa) sensação de folhear um livro, de cheirar as suas páginas, de regressar a esse livro passados uns anos e rever notas, relembrar o lugar onde o lemos pela última vez, redescobrir um cartão de visita do bar de praia… A nossa seleção de estantes e sistemas de arrumação guardam muitos livros e, com eles, muitas recordações. Além disso, decoram paredes, cada uma da sua forma. Veja os exemplos!

PAREDE-DIVISÓRIA-PRATELEIRAS Neste apartamento com vista para a Foz do Douro, dominam as cores das paredes, a vista e, claro, a luz natural que irrompe pela sala, mas também esta parede que funciona como elemento de divisão e arrumação para livros (e demais objetos).

Foto Bruno Barbosa

DO CHÃO AO TETO Dois exemplos, dois projetos. A estante do chão ao teto abriga muitos livros neste corredor adaptado a mini biblioteca, alguns deles acessíveis pela escada projetada especificamente para o efeito. No segundo caso, os arquitetos projetaram para este condomínio de luxo, no bairo Hell’s Kitchen (antes de fugir, hoje para ir!) uma zona lounge/espera com uma enorme estante, que acompanha o pé direito do piso.

LIVROS E GATOS A empresa americana Barker Associates Architecture Office (antes BFDO Architects) projetou uma série de nichos e percursos para os gatos, tímidos, escaparem dos hóspedes nesta casa em Brooklyn.
Criada para um casal apaixonado por poesia e arte e os seus dois gatos, um professor e poeta, e o outro responsável pelo departamento de poesia e literatura na Biblioteca do Congresso, a casa reúne luz, função… e amor!

BFDO Architects (Baao) cria esconderijos para gatos numa casa em Brooklyn

BRANCO NO BRANCO De um lado, a estante criada para a Muuto por JDS Architects, com design gráfico, graças às várias alturas e comprimentos das suas unidades de arrumação; do outro, livros organizados numa estante embutida numa zona de passagem!

LOFTY LOOK Em Campo de Ourique, este loft tem as paredes mesmo a pedir animação! Numa delas, o proprietário encostou uma estrutura metálica, em linha com o material usado para a escada e com a atmosfera lofty da casa. Solução, além do mais, fácil de recriar na sua casa.

Foto Gui Morelli

DUAS ALTURAS O projeto é assinado pelo ateliê Zooco Estudio e a intervenção principal consistiu em gerar uma altura dupla na sala de estar da casa, que agora organizasse as circulações do piso superior. A estante como suporte e importante estrutura de arrumação, que acaba por colonizar todos os espaços sociais e de circulação, estende-se ao segundo piso da moradia, em Madrid. VEJA TODO O PROJETO AQUI.

ESTANTES PINTADAS De um lado, o azul cinza que veste as paredes desta casa, com design de interiores de Ian Stallings; do outro, a estante-armário embutida, cuja madeira foi pintada com uma cor intensa e viva, para uma nota de grande ousadia e otimismo, nesta sala de estar.

QUALQUER CANTO AJUDA Mais uma vez, a dupla altura num exemplo desta casa em Madrid, do Zooco Estudio, que mostra de que forma a função arrumação coexiste com a função divisão e organização do espaço. Por outro lado, uma varanda que foi fechada prolonga a zona de estar, cria um recanto de leitura e… claro tem uma estante!

Gostou deste post? Qual o assunto que gostaria de ver abordado pela nossa equipa? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest