Por a 11 Fevereiro 2021

Falamos de paletas pouco saturadas e mais suaves, tradicionalmente conotadas como discretas e acolhedoras. Perfeitas na criação de ambientes mais serenos.

Quer seja no quarto de casal ou das crianças, na cozinha, a sala ou o hall de entrada, estes são os tons perfeitos para dar as boas-vindas a partir de uma casa acolhedora e convidativa. Ora veja.

Numa base branca

É frequente em habitações de paredes brancas observarmos uma decoração à base de tons neutros. Estas paredes casam, particularmente bem, com mobiliário e acessórios de cores neutras, como sofás, cortinados beges ou outros elementos têxteis e decorativos.

Combinados com a madeira

Se parte da arquitetura de interiores da sua habitação for em madeira, como portas e guarnições, ou porventura, os próprios móveis, tire partido dessa característica. A madeira é um material com ótima textura para conjugar com as cores pastel, ainda que as mesmas possam ‘resvalar’ para o verde, amarelo ou outro. O facto de optar por tonalidades esbatidas fazem destes igualmente tons suaves.

Apostar nos contrastes

Se, pelo contrário, a cores predominantes da sua decoração forem vibrantes e o seu objetivo for minimizar o seu impacto, aproveite para combiná-las com outros pontos de interesse…em pastel. Se tiver um enorme quadro de cores vibrantes e impactantes, uma sala de base neutra é a tela ideal para fazê-lo brilhar!

Potenciar o Black & White

Sabia que as tonalidades pastel estão entre as que ficam melhor combinadas com o preto e branco? A quebra de monotonia não é suficientemente impactante para retirar o destaque das cores base, mas ao mesmo tempo permite a criação de um ritmo inexistente caso não introduza uma terceira tonalidade.

Conjugações florais

É das melhores ligações a fazer com os pasteis ou tons de terra. Os motivos florais adicionam ritmo, dinâmica e cor às divisões, embora de forma estratégica e pontual. Tanto vale em papel de parede como através de almofadas com padrão floral, uma jarra com flores no centro da mesa ou hall de entrada!

Adicionar sofisticação

Os tons pastel são frequentemente associados a ambientes de tendência escandinava mas também são bons aliados dos clássicos, embora mais leves e contemporâneos e sem o peso do tradicionalismo. Mas para conferir uma dose extra de sofisticação basta adicionar a estes ambientes, ou decoração, alguns apontamentos dourados. Uma mesa com serviço de talheres com este acabamento, alguns castiçais, jarras ou candeeiros dourados são alguns dos truques a que pode recorrer para esta finalidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x