Por a 16 Setembro 2020

Permitem verdadeiras soluções criativas e tornam as casas maiores. E, quando situadas num penthouse… Raramente apetece sair de lá!

Fotografia: Cedidas por Carmen Zaccaro Arquitetura

Já não é a primeira vez que nos dedicamos ao tema e que partilhamos ou lhe sugerimos decorações com o aproveitamento desta área. Desde salas que se estendem à varanda, a varandas nas quais foram integradas zonas de refeição ou verdadeiros espaços gourmet.

A cobertura duplex que lhe mostramos situa-se no Rio de Janeiro e teve projeto assinado pela arquiteta Carmen Zaccaro. Durante nove meses a especialista executou e implementou a remodelação e decoração deste espaço pensado para um casal com dois filhos adolescentes e o resultado foi precisamente uma habitação com a family room integrada numa varanda gourmet climatizada.

“Deixámos a cobertura ‘no osso’ para promover uma redistribuição completa das divisões, principalmente no andar superior, além da troca de todos os revestimentos”, conta a profissional, que alternou os acabamentos entre tijolo rústico, painéis de madeira e pintura nas paredes em ambos os andares.

O piso de cima foi transformado numa espécie de espaço de lazer para toda a família, já que todos adoram receber os amigos. “Como a varanda aberta era demasiado grande e pouco usada pelos moradores, fechámos uma parte usando uma estrutura metálica com telha dupla térmica para criar uma varanda gourmet climatizada.

Este tornou-se no ambiente mais disputado da casa. Esta nova área também pode ser integrada tanto à zona exterior como ao family room, que concentra a função de estar, home theater e bar”, explica a arquiteta.

Já no interior, a escada, anteriormente em alvenaria, foi revestida com madeira natural com guarda de vidro, além da estante e da adega embutidas no vão.

Na sala, a mesa de jantar, as cadeiras e o lustre foram aproveitados da residência anterior do casal. Toda a marcenaria foi desenhada para otimizar cada canto, resultando numa estética leve e acolhedora.

De uma forma geral, a decoração é de estilo contemporâneo e atemporal com uma base neutra, em tons de cinza e off white, pontuada por cores nos detalhes, como objetos, tapetes e quadros. 

A pedido da proprietária, que adora cozinhar para os amigos, foi criada uma cozinha com ilha aberta para a sala, preservando em simultâneo um espaço ao lado para uso quotidiano.

O closet da suíte do casal foi eliminado de forma a aumentar a casa de banho.

Também o quarto de empregada foi demolido para aumentar a área de serviço, assim como os quartos dos filhos. Para o filho de 15 anos, que necessitava de espaço para receber a sua bateria. Também o quarto do filho mais novo foi ampliado, e criada uma parte inteiramente reservada para as suas guitarras.

0
Would love your thoughts, please comment.x