Por a 28 Julho 2020

Um estilo simples, focado em coisas concretas, uma imagem clara de uma casa contemporânea alojada num edifício secular, com terraço a avistar os telhados, e os outros terraços, da cidade italiana.

Projeto: Dodi Moss / Fotografias: Anna Positano / segundo a memória descritiva

Uma transformação que não cede ao ego do designer, mas que torna cada elemento existente em conteúdo e no pano de fundo da ideia criativa.

O contexto são todos os becos e ruelas do centro histórico, a luz, deslumbrante, é a dos telhados de ardósia, as superfícies douradas oxidadas pelo sol ecoam nas paredes e são iluminadas por raios de luz inesperados.

A entrada faz-se por uma pequena porta com 300 anos e o branco limão das paredes conduz-nos a uma casa que retém o charme do passado, observado nos elementos existentes, combinado com detalhes ricos e soluções que se harmonizam inesperadamente com uma textura áspera. O telhado antigo foi restaurado, bem como os pisos e elementos de gesso das paredes.

A escada de ardósia preta, projetada num pequeno escritório, dá acesso ao espaço de estar, uma caixa de luz mínima, um local de bem-estar e simplicidade que antecipa os espaços ao ar livre.

A cidade abre-se com todos os seus contrastes numa floresta disforme de telhados, torres, campanários e outros terraços, grandes e pequenos.
Uma vez lá fora, galgando os degraus de uma escada, acedemos aos telhados deste mundo paralelo, em contraste com o coração escuro e de pedra da cidade em baixo.

No exterior, tal como no convés de um navio, o piso de madeira liga-nos visualmente à materialidade acolhedora do interior e, ao mesmo tempo, aproxima o nosso pensamento do mar; o mar não pode ser visto, mas no “convés” do navio é difícil esquecer que estamos a poucos metros de distância dele.

Localização: Génova
Data: 2019
Área: 110 m²
Projeto: Dodi Moss
Tarefas: Conceito, design final, design executivo, supervisão de construção
Equipa: Matteo Rocca e Jacopo Battistini, arquitetos
Fotografias: Anna Positano

0
Would love your thoughts, please comment.x