Por a 29 Junho 2020

Uma residência contemporânea inspirada na estética escandinava com pequenos toques industriais à mistura.

Fotografia: Denilson Machado, MCA Estúdio

O projeto de decoração assinado pela Up3 Arquitetura na Praia de Charitas, no Rio de Janeiro, Brasil, resultou na habitação de sonho do casal de proprietários com um bebé recém nascido.

O médico e a empresária de moda solicitaram aos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, uma habitação arrojada, colorida, funcional e acolhedora.

Os cerca de 116m2 distribuem-se em sala com dois ambientes, varanda gourmet,  lavabo, cozinha e três quartos (uma suite e outros dois quartos com acesso a uma casa de banho canadense, isto é, com acesso por ambos os quartos).

A sala segue uma composição em tons pastel pontuada por cores vibrantes  como o rosa ou o azul, conjugados com detalhes em preto que dão mais vida ao projeto. O painel de madeira atrás do sofá em contraste com a parede de tijolo  onde encosta o móvel de tv foi uma solução encontrada para tornar o espaço mais confortável.

Ao lado, a estante encostada a uma parede de madeira mantém a linguagem que se estende da sala aos quartos.

Além de uma residência contemporânea, com toques de design, o casal pretendia que a casa fosse extremamente confortável.

Entre as premissas constavam, ainda, um quarto de bebé diferente do convencional, uma cozinha elegante e funcional com espaço para os pequenos-almoços, um quarto de casal com muitos armários, uma sala para visionamento de tv e um quarto de hóspedes a ser usado como escritório sempre que necessário.

A cozinha, estreita e comprida, conheceu novas portas de correr, de proporções generosas separando a despensa da cozinha.

No quarto do bebé a ideia foi criar um quarto minimalista “dentro de uma caixa de madeira” onde alguns elementos, até mesmo o trocador, ficassem escondidos no armário, projetado com portas retrateis. Como os arquitetos queriam dar a sensação de que havia mais luz natural no quarto,  inspiraram-se nas casas japonesas onde a luz está sempre presente em divisórias e paredes.

Uma das paredes foi revestida com um painel vazado de madeira iluminado por trás, criando a sensação de existir uma área exterior na parte de trás. Com isso, o quarto ficou mais agradável, bonito e aparentemente mais amplo. 

Por sua vez, na suite, destacamos os armários sobre a cama no quarto do casal. Bem como, as portas das casas de banho camufladas nos armários.

O conceito e inspiração do projeto que relacionou a estética escandinava com toques industriais, associado à leveza e ao colorido do Rio de Janeiro teve alguns pontos altos para o arquiteto Cadé Marino: “Gostámos de sentir que os espaços conversaram bem entre si e também das releituras que fizemos das decorações mais antigas, como armário sobre a cama e as entradas dos banheiros através das portas dos armários. Quebramos alguns tabus e com isso o projeto conseguiu unir o design arrojado e contemporâneo com ambientes aconchegantes e convidativos para família desfrutar com os amigos. As escolhas das cores e volumes foram pensadas para trazer um clima sofisticado e acolhedor”.

0
Would love your thoughts, please comment.x