Por a 10 Junho 2020

Sabia que a maneira como decora o seu quarto pode influenciar a forma como começa e termina o seu dia? Descubra os básicos que não podem faltar para um quarto bem equipado.

Entrar num quarto com cores berrantes, dormir numa cama com colchão demasiado duro ou demasiado mole, não ter onde deixar o relógio ou telemóvel e ou ter a iluminação longe do alcance podem tornar os seus começos de dia num verdadeiro inferno.

A pensar na sua saúde, dizemos-lhe uma short list de 10 coisas essenciais que devem constar em qualquer quarto.

1.UM BOM COLCHÃO

É sem dúvida um dos itens mais importantes. De que serve um quarto bonito se todas as noites tiver dificuldade em dormir? Se há elemento onde deve apostar com qualidade numa cama com um bom colchão. Há quem os prefira com bastante firmeza, outros mais moles e confortáveis. Afira a sua preferência e solicite um com as características ideias para si.

2.TÊXTEIS

Em concreto, colchas, lençóis e almofadas decorativas. Um pequeno luxo a que todos devemos ter direito. A suavidade combinada com a estética cria uma agradável harmonia da qual não se vai se vai arrepender. Sempre que possível, o conforto dos têxteis pode ainda ser alargado a tapetes e cortinados.

3.MESINHAS DE CABECEIRA

É a parte funcional do quarto. Tem uma função funcional, serve parar pousar um candeeiro, o copo de água ou um livro. Ter armazenamento adicional, como numa gaveta, por exemplo, pode ser um plus, mas há quem privilegie a componente estética e não se deixe amarrar por este extra.

4.DIFERENTES PONTOS DE ILUMINAÇÃO

Claramente a luz de teto é insuficiente. Criar um ambiente acolhedor e elegante é conseguindo pela criação de diferentes atmosferas. A luz geral de teto, à luz indireta dos candeeiros nas mesinhas de cabeceira a iluminação pontual como um candeeiro de pé numa zona de leitura, por exemplo.

5. DEFINIR UM ESTILO

Nem sempre é fácil, mas definir um estilo ajuda a criar harmonia entre os todos elementos decorativos. A ausência de conflito entre mobiliário potencia a harmonia.

6.OBJETOS PESSOAIS

Definidos os revestimentos, o mobiliário e os acessórios falta algo imprescindível. Torná-lo seu! Pode ser o quarto mais funcional e eficiente do mundo, mas o que o torna especial são os seus pertences. Fotografias, arte, acessórios ou lembranças de viagens.

7. ARRUMAÇÃO

Um bom armário é imprescindível. Um quarto de layout bem definido, com bonito mobiliário ou acessórios de nada serve se a arrumação não estiver garantida. Espaço para armazenar roupa e outros pertences é fundamental. Se a dimensão do quarto permitir pode ainda ser complementado com uma cómoda, consolas ou baús .

8.ESPELHO

Além de sereno e confortável os elementos funcionais não devem faltar. Muitas vezes, junto aos armários estão os espelhos que nos auxiliam na hora de vestir. Super prático para não termos de seguir para a casa de banho em cada muda de roupa. Se preferir siga as premissas do feng shui no que diz respeito a espelhos dentro dos quartos.

9.PAVIMENTO SUAVE

Quase no fim, embora devesse ser pensado em primeiro lugar… surge o pavimento. Levantar-se de manhã e pisar um pavimento frio e desconfortável pode ser um martírio. Tal como os restantes revestimentos da habitação, o pavimento não deve ser descurado. O conforto que potencia é das coisas mais importantes para que sinta bem em casa.

10. DISPOSITIVOS ELETRÓNICOS

Sabemos que não é fácil, mas sempre que possível deve deixá-los fora do quarto. Os defensores da decoração mindfulness acreditam para uma casa mais serena e saudável os aparelhos eletrónicos devem ficar longe desta divisão.

Imagem de destaque: António Moutinho

0
Would love your thoughts, please comment.x