Por a 7 Março 2020

O estúdio Vilablanch assina o projeto desta casa, em Eixample, Barcelona, e recupera a sua essência modernista original combinando-a com o design de interiores industrial.

Isabel Figueiredo

Numa área de 135m2, onde antes se arrumavam várias zonas, desatualizadas e demasiado compartimentadas, respira hoje uma casa ampla e luminosa, com aparência industrial.

Os clientes decidiram comprar o andar, localizado no bairro de Eixample, em Barcelona, com o objetivo de convertê-lo num apartamento convidativo e acolhedor, onde pudessem instalar-se quando estivessem na cidade e, ao mesmo tempo, receber familiares e amigos que os visitam amiúde.

À época da compra, a casa abrigava várias salas destinadas a escritórios. O espaço era muito compartimentado, com todas estas salas e saletas fechadas, composta por oito divisões, uma pequena cozinha, um lavado social e uma casa de banho. Como os pisos hidráulicos haviam sido cobertos com um parquet de vinil, foi uma boa surpresa encontrar os magníficos pisos de mosaico Nolla ao removê-lo.

O estúdio Vilablanch focou-se na realização de uma reforma habitacional abrangente, respeitando o espaço, os requisitos e as preferências estéticas dos clientes. Para tal, desenharam uma nova distribuição de espaços, à medida das necessidades atuais, imprimiram um estilo muito particular ao chão, devolvendo aos dias de hoje a essência de outrora, e dotaram a casa, ao remover as paredes, de mais luz natural. Muito mais!

O espaço onde antes se alojavam quatro salas fechadas e um corredor foi aberto, por completo, dando origem a uma magnífica cozinha que se une à sala de jantar, à sala de estar e ao escritório. Hoje, este é um espaço generoso em área e em luz natural.

Onde antes estava a cozinha foi criada uma sala para os convidados. A sala de jantar foi transformada em quarto duplo e neste foi instalada uma casa de banho – na zona onde antes existia uma pequena sala. Uma das divisões foi mantida e é hoje o quarto das filhas e o outro foi transformado em lavandaria.

A casa de banho, agora ampliada, deixou espaço para uma outra, a das crianças, sobrando área de arrumação para utensílios de limpeza. A galeria traseira – com ligação à suíte e ao quarto das raparigas – foi preservada para assegurar luz natural à área íntima, a dos quartos.

Ao descobrirem os pisos Nolla, escondidos sob o piso de parquet de vinil, e confirmada as suas boas condições, os arquitetos não hesitaram em mantê-los e recuperá-los, assim como a essência original do chão. Neste sentido, também foram restauradas as molduras e as rosetas do teto, a carpintaria original da casa (portas e janelas), as ferragens existentes das janelas e a cerâmica vermelha do piso do atual escritório.

Para cumprir o desejo da aparência industrial, diferentes elementos arquitetónicos foram mantidos, caso da grande viga de ferro da cozinha, do teto na mesma divisão e das paredes da construção à vista na sala de jantar, na cozinha e na suíte.

O mesmo estilo é prosseguido nas casas de banho, com a instalação de torneiras e azulejos pretos, espelhos com caixilhos de ferro e carpintaria das janelas existentes pintadas de preto. Também os móveis foram escolhidos pensando em reforçar este visual, num estilo limpo e funcional: foi dada preferência aos móveis escuros, fabricados com materiais nobres, como a bancada de cozinha bulthaup b2, que combina a madeira de carvalho e o aço e móveis suspensos que agora deixam ver os elogiados “tapetes” do piso Nolla.

FICA TÉCNICA:
As marcas que pode encontrar nesta casa
MINIM
MAT
Bulthaup Barcelona

Cozinha feita por bulthaup Barcelona –   Casas de banho na MAT Barcelona –  

0
Would love your thoughts, please comment.x