Por a 16 Fevereiro 2023

Não será porventura difícil de explicar o nome que foi dado a este apartamento localizado na Polónia e assinado pelo escritório Sikora Interiors. Tudo começou com uma pergunta. Saiba qual foi.

Projeto: Sikora Interiors / Fotografias: Tom Kurek  / segundo memória descritiva, via archilovers

A ideia para este projeto surgiu com uma pergunta: como seria fundir o património histórico e o estilo da cidade de Gdańsk com o caráter de um moderno resort à beira-mar? Recordamos que Gdańsk é uma cidade portuária na Polónia.


Este pequeno projeto – 100m2 -, foi desenhado pessoalmente por Jan Sikora, expressando plenamente o seu conceito artístico, tendo ficado a seu cargo, integralmente, o processo de execução e construção.


Segundo o mesmo, Gdańsk pode ser expressa através de uma seleção de materiais e estruturas que irradiam significado histórico: como o tijolo vermelho, a madeira de carvalho antigo e móveis pesados ​​e ricamente detalhados. 

Esta seleção foi colocada em contraste com um estilo leve num azul-céu, que evoca uma arquitetura à beira-mar. Mobiliário e design de classe mundial complementaram o interior, convertendo-o num estilo moderno próprio de Gdańsk.


A personalidade de Gdańsk, extraída para o propósito deste projeto, é percebida a partir da perspetiva de um morador. A ilha de Spichrzów, onde está localizado o “Blue Apartment”, cria a vista observada por Jan Sikora, o principal criador e proprietário da Sikora Interiors, a caminho do estúdio pela manhã. O uso do tijolo, a sua estrutura, ritmo, a sua cor, tornam-se num detalhe do apartamento pessoal do criador. Os elementos industriais incluídos no seu interior, são uma associação com as Docas de Gdańsk, cujos guindastes gigantes podem ser vistos olhando pelas janelas do apartamento. As vigas de madeira, são de um dos antigos cortiços de Gdańsk, preenchendo ainda mais o projeto com o património histórico. 


Como o próprio designer afirma, o resultado final – uma resposta à pergunta formulada no início do processo de design – é uma fusão de um caráter calmo e leve com formas que expressam seriedade, criando um todo único e curioso.

0
Would love your thoughts, please comment.x