Por a 2 Junho 2022

Quando os estilos se fundem e coabitam nos mesmos espaços, lados opostos podem aproximar-se num resultado harmonioso. Neste apartamento, a sobriedade nórdica foi pontuada com a irreverência industrial, num equilíbrio que vale a pena descobrir.

Projeto: Up3 Arquitetura / Fotografia: Denilson Machado

Uma estética escandinava com um toque industrial. Este foi o pedido feito à equipa de arquitetos do Up3 Arquitetura, que remodelou este apartamento de 95m2. Os clientes – dois irmãos que queriam oferecer uma nova casa aos pais -, queriam cores sóbrias como base, madeira clara, um design minimalista e apontamentos mais coloridos apenas nos detalhes. O lado industrial, seria dado utilizando tons mais escuros, alguns apontamentos em ferro e na escolha de alguma da iluminação.

Originalmente, o apartamento tinha uma cozinha fechada e entre esta e a sala havia um espaço de escritório. Os arquitetos começaram por alterar toda esta zona. Para que a cozinha se tornasse mais funcional e a sala mais confortável, o escritório e uma casa-de-banho foram eliminadas. A cozinha passou a fazer parte da área social e foi pontuada com uma bancada em ilha.

Para o escritório foram escolhidas cores sóbrias, “para transmitir elegância”, explicam os autores do projeto. Um painel em madeira, que a determinada altura se curva e “abraça a sala” indo até à cozinha, tornou este espaço mais acolhedor e serviu ainda para esconder pilares que estavam salientes  nas paredes. Este painel, criou ainda uma sensação de fluidez e continuidade na sala.

A referência industrial aparece no acabamento em cimento colocado no pilar da sala, nos azulejos que revestem uma das paredes da cozinha e também nas paredes das casas-de-banho.

Sobre os desafios que este projeto encerrou, a equipa do Up3 Arquitetura comenta:  “O maior desafio neste projeto foi a descoberta inesperada de um grande pilar na sala durante a obra. Depois de alguns estudos com a intenção de disfarçá-lo, decidimos tirar partido dele, aplicando uma textura de cimento e delimitando-o com uma estante desenhada por medida”.

0
Would love your thoughts, please comment.x