Por a 20 Abril 2020

Pronta para receber a primavera, esta casa erguida num edifício histórico possui muitas das suas características originais.

Fotografias: Alvhem

Muito do charme desta habitação em Gotemburgo, na Suécia, reside precisamente nos traços arquitetónicos da época em que foi construída. A janelas de sacada com verga em arco, as portas com bandeira  e o pavimento de madeira em tábua corrida, as guarnições e sancas trabalhadas são alguns dos exemplos.

Os apenas 58m2  construídos no ano de 1899 fazem deste imóvel uma casa verdadeiramente de outro século!

O fundo branco e os tons neutros, a par com os materiais naturais como a madeira, são profundamente característicos do estilo nórdico. Características acentuadas pelas opções de decorar com linhos e outros têxteis ou com as pinceladas de amarelo relembrando que estamos na primavera.

O mobiliário pouco rígido e formal põe o ónus na importância do conforto e na funcionalidade.

Toda a casa goza de uma luz muito própria e a luminosidade natural na sala, em concreto, confere a este ambiente uma amplitude muito especial.

Da cozinha destacamos a continuidade de pavimento em madeira, fazendo deste um espaço tão acolhedor como as demais divisões quase fazendo esquecer que estamos numa zona húmida. Uma vez mais os linhos e os tons claros são determinantes para uma certa atmosfera zen.

Já no quarto de reduzidas dimensões, a janela ganha uma importância especial não apenas como um elemento decorativo e cheio de personalidade mas também pela luz natural que vai entrando ao longo do dia.

0
Would love your thoughts, please comment.x