Por a 22 Fevereiro 2022

Cores terrosas, texturas e materialidades, num desenho que é um hino ao bem-estar e uma vénia ao que a Natureza tem para nos ensinar. O projeto assinado pela designer Susanna Cots ilustra bem a máxima que define o seu trabalho: “Mínima Expressão, Máxima Emoção”.

Arquitetura: Susanna Cots Interior Design / Fotografias: Mauricio Fuertes

Quando se chega a algum lugar pela primeira vez, pode demorar algum tempo até que os olhos se ajustem e consiga processar tudo o que está a ver. Nesta casa assinada por Susanna Cots e que a mesma descreve como “uma simbiose entre materiais, texturas e cores terrosas que despertam um conforto visual”, quem chega é convidado a sentir cada detalhe e a descodificar o seu significado.

Aqui, a perfeição vem da assimetria assim como o detalhe parte do minimalismo, numa vontade de regressar à simplicidade e à origem. O cobre remete para a natureza e as cores e texturas para a terra.

Das pernas da mesa à textura do couro nas gavetas, Susanna Cots propõe um design de interiores que é digno de um trabalho de ourives. “Os detalhes, como declarou Eames, fazem o desenho deste projeto”, diz a designer.

Sobre a luz, Susanna Cots refere:  “Nesta casa, antes de ser o que é agora, já sentíamos que o design de interiores deveria apenas complementar o que já pertencia ao seu interior: a sua maravilhosa luz natural.”

O projeto foi o intermediário que uniu o interior ao exterior, numa permeabilidade que se faz sentir durante todas as estações do ano.

O branco – que marca os trabalhos da designer – silencia o diálogo estabelecido entre as diferentes tonalidades encontradas nos detalhes, como os tons de cobre, as cores terrosas e as texturas do couro dos móveis que Susanna Cots criou exclusivamente para esta casa. O mesmo se encontra na cozinha e na casa-de-banho, ambos na cor branca, com detalhes em cobre.

A designer guardou a força da madeira de carvalho para os quartos no piso superior – duas suites completas onde a designer de interiores criou um “abraço caloroso”. Num dos quartos foram aplicados os mesmos detalhes em cobre do escritório no piso térreo.

Ao nível do mobiliário destacam-se o sofá quadrado, desenhado por Susanna Cots e fabricado pela Flexiform. E ainda o desenho da escrivaninha, os detalhes das gavetas, os bancos estofados da cozinha, as torneiras que combinam com os abajures, a cabeceira, os toalheiros… um conjunto de acessórios que funcionam porque atendem a dois objetivos maiores: o bem-estar em casa e a integração da sabedoria da natureza.

0
Would love your thoughts, please comment.x