Por a 31 Julho 2020

A arquiteta e designer Rina Lovko, do ateliê que leva o mesmo nome, assina a arquitetura de interiores deste apartamento, finalizado este ano, em Kiev, Ucrânica.

Projeto: Rina Lovko / Segundo a memória descritiva

O layout personalizado do apartamento, situado num novo complexo residencial no centro de Kiev, criou algumas dificuldades, mas, ao mesmo tempo, gerou grande entusiasmo profissional.

O cliente sonhava com um espaço moderno e funcional. Confortável e com detalhes ‘brilhantes’, mas que não fosse demasiado ‘áspero’, espartano. As técnicas padrão não funcionaram neste caso por causa da geometria complexa, embora a área total do espaço seja bastante grande – 207 metros quadrados. Razão porque que cada solução foi desenvolvida individualmente.

O layout do apartamento faz parte de um círculo dividido em secções. Foram combinadas várias secções numa sala de estar / jantar, cozinha e corredor. Na próxima sala, há um quarto, no qual existem duas entradas: do corredor principal e da área de jantar.

Outra seção foi usada para o espaçoso e luminoso closet, com uma área de maquilhagem ao lado da janela, dois guarda-roupas e uma cómoda em ilha.

Parte das paredes foi substituída por divisórias de vidro com portas integradas para aumentar a iluminação das áreas escuras. Tal permite que a luz do dia alcance os cantos mais remotos do apartamento. A casa de banho principal também foi colocada atrás desta divisória.

Com base nos princípios do minimalismo, foram ocultados deliberadamente todos os elementos não essenciais. Por exemplo, os nichos de arrumação e a caixa reservada às instalações elétricas foram escondidos atrás dos painéis na entrada do apartamento.

Foram organizadas várias áreas ocultas para aliviar o espaço de itens e utensílios domésticos que não são de primeira necessidade. O mesmo foi estendido às áreas adicionais, lavandaria e casa de banho dos hóspedes. Até os aparelhos de TV foram omitidos do projeto de interiores. Em vez disso, são usados projetores, tendo como telas as paredes do quarto e da sala.

A profissão da cliente obrigou a prestar especial atenção à cozinha. A ilha foi concebida como um espaço de encontro entre amigos e palco de cozinhados em conjunto. A mesa é revestida com terracota da Mutina. Aqui, os armários superiores não constam do projeto, transferindo-se toda a arrumação de pratos para as unidades inferiores. Toda a mobília do armário para esse efeito é feita de acordo com os esboços do ateliê.

O conceito de decoração residiu em preservar o cimento aparente das vigas e do teto, revestidos com verniz translúcido. Estes, harmonizam-se visualmente o chão de microcimento. As paredes receberam um tom bege quente. A cozinha em terracota, a mesa de jantar azul céu e a mesa de cabeceira verde definem os detalhes de cores na casa. O espaço resulta hoje bastante aconchegante, apesar das formas rígidas e do mínimo de móveis.

FICHA TÉCNICA
Arquiteta: Rina Lovko
Local: Kieve, Ucrânia
Tipo: Residencial
Área: 200 m2
Ano: 2020

0
Would love your thoughts, please comment.x