Por a 26 Novembro 2021

Em tanto tempo de pandemia (com vários confinamentos à mistura!) quase todos sentem grande necessidade de se conectar com a natureza. E, neste campo, o estilo rústico é, invariavelmente, uma das formas mais fáceis de cumprir esta premissa relacionada com a proximidade ao meio ambiente. Assim, e para se inspirar, reunimos alguns projetos inspiradores, seja no campo ou na cidade! Ora veja.

Fotografia de destaque: Francisco Nogueira

I. CASINHA DE FÉRIAS EM TRANCOSO

Fotografia: André Klotz

O projeto de arquitetura do atelier Todos + Estúdio OR+K reflete uma certa neutralidade, mas sem prejuízo do clima rústico e chique tão marcante.

Destacar a qualidade das peças produzidas por artesãos locais e reaproveitar materiais pautaram grande parte das intervenções. A linguagem é a mesma: materiais simples, refinados pela mão de obra local, dão o tom rústico e elegante que permeia todo o projeto. Cimento queimado, cobre, madeira de demolição, cerâmicas reaproveitadas e o sol da Bahia bastam.

II. O estilo Rústico

Fotografia: Bruno Meneghitti

O projeto assinado por Suzana Azevedo resultou da necessidade de um jovem casal de médicos de criar uma habitação com um ambiente leve, descontraído, acolhedor e com características de praia.

Apesar de a arquiteta responsável pelo projeto não assumir um estilo específico para o resultado deste apartamento, desde cedo percebeu que a habitação tinha de refletir a personalidade do casal que sente forte ligação com a natureza.

Assim, foi buscar as características certas ao estilo rústico, nomeadamente, o recurso aos materiais naturais como a pedra, a madeira ou a palhinha, tão tendência nos dias que correm.

Os tijolos na parede da tv, apesar de pintados de branco, são a forma mais pura entre as características do estilo rústico. Tal como a madeira, um elemento padrão, tão presente neste projeto e que cumpre a função do conforto. A poltrona suspensa em rattan, evidenciando o mood descontraído, é apenas um bom exemplo disso mesmo!

III. Bricks House

Fotografia: Joana França

Ao projetar esta habitação, o Ateliê Monolito criou dois volumes principais, em “L” coberto com telha de cimento, representando a parte social da casa, formada por sala de estar, jantar, cozinha.

As portas em caixilharia de metal e vidro abrem-se e integram-se no exterior, bem como com os restantes materiais utilizados na composição da casa, como as madeiras simples, o tijolo e o cimento já referidos. O ambiente resulta em mais um estilo rústico embora bastante contemporâneo.

IV. Uma decoração autêntica

Yana Prydalna
Yana Prydalna Behance

Já considerado como o ‘novo rústico’, as decorações inspiradas na natureza têm-se reinventado e nesse campo Yana Prydalna é única. Do rústico ao wabi sabi as decorações inseparáveis da natureza, e consequentemente, de matérias primas como a madeira ou o linho, tem aliado o conforto a novas funcionalidades jamais apensadas há poucos anos.

Os tons claros, do branco, ao taupe ou cinzento, mas também terracota, revelam-se companheiros inseparáveis da matéria prima dominante: a madeira.

V. Renovação na Toscana

Fotografias de MIDE architetti

MIDE architetti
MIDE architetti

As duas propriedades estão localizadas numa paisagem montanhosa, entre encostas suaves e ricas em cenários verdes, de castanheiros generosos que se estendem à propriedade.

As duas unidades sujeitas a intervenção são uma antiga casa de campo, datada de 1887, e um anexo rústico, mais recente. Estão ambos inseridos no contexto campestre da cidade de Lucca, na Toscana, e mantêm as suas características típicas.

As duas propriedades estão localizadas numa paisagem montanhosa, entre encostas suaves e ricas em cenários verdes, de castanheiros generosos que se estendem à propriedade, e o seu projeto de remodelação coube ao coletivo MIDE architetti.

Neste contexto, a remodelação considerou a preservação e melhoramento dos elementos estruturais típicos da arquitetura local, incluindo, sobretudo, o uso de tijolo, pedra Matraia e madeira de castanheiro.
Com este objetivo em mente, e com o pleno respeito pelas características típicas, todos os materiais e elementos utilizados foram revisitados ​​de forma contemporânea, utilizando-se para o fim as técnicas construtivas consideradas mais adequadas, garantindo assim o melhor resultado possível.

Dentro da casa principal, foi usado reboco à base de cal natural, aplicado manualmente e com espátulas e esponjas tradicionais, destacando a estrutura irregular das paredes devido ao uso de materiais como pedra. (conferindo-lhe esse caracter tão rustico.

0
Would love your thoughts, please comment.x