Por a 16 Março 2021

Um projeto arquitetónico de excelência que põe em evidência o facto de a inspiração surgir do mundo que nos rodeia.

Fotografia: Shao Feng

O X + Living foi o gabinete de arquitetura com sede em Xangai, responsável pela criação desta livraria de sonho de qualquer bibliófilo.

Chama-se Dujiangyan Zhongshuge e fica localizada em Dujiangyan, na província de Sichuan, na China, e reproduz verdadeiras paisagens naturais. Dujiangyan é uma cidade com uma longa história de desenvolvimento de conservação de água, pelo que há uma espécie de alusão à construção da barragem nas próprias estantes criadas pela equipa  liderada por Li Xiang.

Os tetos espelhados tornam o espaço (ainda) mais colossal, as estantes são altas e as escadarias curvas, o pavimento surge num preto luxuoso e as portas em arco evocando os socalcos da montanha tornam a livraria ainda mais encantadora e grandiosa.

Tudo é ligeiramente surreal e quase cinematográfico.

O primeiro andar consta também um café e uma área infantil. Já o segundo piso acomoda lugares para os visitantes desfrutarem da leitura, trabalharem ou simplesmente conviverem.

A livraria conta com uma coleção de mais de 80.000 livros – mas o gabinete de design de interiores recorreu também a filme impresso com imagens de livros para dar a ilusão de que os títulos se estendem do chão ao teto.

O projeto não se distanciou do conceito holiístico no sentido em que tudo foi pensado de forma a manter-se funcional para o utilizador. Mas sempre associado ao conceito de belo e magnífico!

0
Would love your thoughts, please comment.x