Por a 8 Abril 2020

Fotos: JOHN PETERSIK

Quem imaginaria que estivéssemos à beira de cancelar o restante ano letivo nos moldes como sempre o conhecemos? Hoje, mais do que nunca, faz todo o sentido equacionar um novo espaço para as suas crianças estudarem, trabalharem e criarem… dentro de casa!

Já imaginou a sua própria escola infantil? Ou uma espécie de art & Work Space? Se tem filhos este cenário já esteve, certamente, mais longe do seu pensamento do que nos dias que correm. A crise de saúde pública que enfrentamos e que nos está a obrigar a redefinir novas formas de trabalho e de estudar obrigaram-nos a abrandar e a refletir. E, no que diz respeito aos mais novos, todos merecem uma espécie de sala de arte, onde possam passar o seu tempo a desenhar, recortar, colar, escrever, gravar, experimentar… No fundo, criar!

Se tiver uma divisão da casa da qual mal tira partido, ou até um recanto com potencial por que não transformá-lo em algo profundamente funcional para as suas crianças? Siga as nossas dicas.

UMA MESA GRANDE

Dar-lhes um espaço de trabalho mais amplo, se possível com um tampo leve, resistente, durável e de baixo custo é um passo básico. Além da dimensão generosa para que possam trabalhar sem amarras, deve ser de fácil limpeza e manutenção, como as de pedra, ou imitação. No fundo, uma solução que possa receber tinta, cola, canetas de gel, e outros materiais que possam surgir…sem a deixar “stressada”.

UM BLOCO DE GAVETAS

As gavetas são perfeitas para os pequenos artigos de economato ou artesanato. Contemplar organizadores de gavetas de forma a manter tudo separado e organizado dentro de cada gaveta é fundamental.

MURAL DE EXIBIÇÃO

Determinante para expor os trabalhos que os pequenos artistas vão fazendo. Os pais adoram exibir as obras de arte dos filhos e nós sabemos que eles valorizam ter um espaço para mostrar as suas criações, por isso ter tudo num só lugar é uma boa estratégia!

Uma placa de cortiça gigante cumpre a função, mas existem no mercado outras opções com tamanhos e materiais diferentes cujos trabalhos possam ir sendo afixados com clipes ou pioneses, e renovados com alguma facilidade.

Ter paredes claras e prontas para ‘receber’ arte colorida também pode ajudar a um resultado mais equilibrado e harmonioso. A par com o mural procure uma parede onde o excesso de ruído não provoque o efeito contrário.

CHÃO LIVRE

Igualmente importante é deixar algum espaço totalmente vazio, apenas com um tapete, para outra das suas atividades favoritas. Fazer construções, empilhar caixas, brincar ou qualquer outro trabalho que implique espalhar tudo pelo chão faz parte da rotina das crianças e é conveniente contemplar um espaço amplo para isso.

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no InstagramFacebook e Pinterest