Por a 11 Novembro 2021

Fotografias: Pernilla Danielsson

Localizada no bairro Portixol, em Palma de Maiorca, Espanha, está um dos mais recentes projetos do PMA Studio: a remodelação de uma casa tradicional.

Apesar da complexidade da forma e de ter apenas a possibilidade de aberturas para o exterior em duas fachadas, o projeto aproveitou ao máximo a entrada de luz natural para o interior da habitação.

Para o efeito, a sala foi colocada nas traseiras do terreno, ao lado do pátio principal. A utilização de uma lâmina de vidro permite que a sala se estenda ao exterior.

Na fachada virada para a rua, uma porta de entrada em vidro dá acesso ao hall – e esta é uma zona dedicada a arrumação. Esta porta juntamente com a janela para o pátio conseguem conduzir a luz natural para o interior.

O quarto principal fica próximo da entrada e o segundo quarto ocupa a área mais estreita do lote. Aqui, para proporcionar uma sensação de espaço, um dos cantos abre-se em vidro para a sala de estar. Para uma iluminação mais agradável foi ainda criada uma clarabóia.

Junto à sala de estar existe ainda um segundo hall, onde um lavatório duplo em pedra natural protagoniza o espaço de transição para as duas casas de banho. A casa tem ainda um terraço, onde um banco em forma de “L” completa o espaço.

“Os clientes queriam que a casa tivesse uma estética atemporal, por isso foram utilizados materiais e tons naturais. Ladrilhos de cerâmica, pisos em calcário e vigas de madeira expostas dão-lhe uma expressão marroquina, enquanto as molduras de janelas e vários acessórios pretos levam a casa até às raízes escandinavas dos clientes. As peças minimalistas de mobiliário nórdico misturam-se com peças em palha locais e com tecidos naturais. O todo é um ambiente simples e equilibrado”, explica Pablo Madrid, arquiteto responsável pelo projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x