Por a 29 Setembro 2021

É a tendência mais notada dos últimos tempos, sobretudo, desde a pandemia… Casas que remetam, ou se fundam, com a natureza são uma enorme mais-valia para o corpo e para a mente. Reunimos 5 projetos incríveis que obedecem a esta premissa. Ora veja.

Fotografia de destaque: Joe Fletcher

CALIFORNIA DREAM

Fotos: Joe Fletcher

O projeto assinado pelo coletivo Sagan Piechota Architecture trata-se de uma residência privada, batizada Carmel Valley, situada dentro da reserva de Santa Lucía do Vale de Carmel, na Califórnia.

A conexão com a natureza é refletida no ato de pousar a casa entre antigos carvalhos e na abundância das vistas que guardam as colinas, a vida silvestre e os amplos enquadramentos do vale desde vários pontos da casa.

Ver projeto inteiro

CASA DE FÉRIAS, ESPAÇO, NATUREZA E LIBERDADE

Fotos: Felipe Araújo

O projeto desta Casa começou com a proposta de uma casa de verão. De forma a que os momentos de laser passados entre família e amigos, tenham a garantia de máximo conforto, a mf+arquitetos, responsável pelo projeto apostou em revestimentos integramente naturais.

Os materiais permitem um resultado mais acolhedor, moderno e intemporal. Da pedra ao mármore travertino arenado do Egito, da ardósia preta, ao granito rústico. O recurso à madeira foi a cereja no topo do bolo como forma de contemplar ainda mais a natureza em todos seus espaços.

Ver projeto completo

CABANA MODERNA EM LAKE TAHOE

Yana Prydalna

Fotos: Yana Prydalna

A Quiet Space House situa-se no meio da floresta e tira partido de todas as potencialidades de acordar rodeado pela natureza, em concreto na floresta de Lake Tahoe, na Califórnia. Esta é, aliás, uma forte característica dos projetos de Yana Prydalna.

Aqui, o recurso aos materiais naturais e à madeira, em concreto, vai além do objetivo de trazer a sensação de natureza para dentro da cabana. O propósito maior é conseguir que os proprietários coloquem os gadgets de parte, e oiçam o canto dos pássaros e observem a vida a acontecer ‘lá fora’…

Ver projeto completo.

A RESIDÊNCIA WOODWAY

Fotos: Ben Benschneider

Uma transformação totalmente conectada com o exterior, sob os comandos da mwworks.

A habitação situada no estado norte-americano Woodway, em Washington, sofreu uma reforma completa projetada pelo estúdio mwworks.

Lá dentro, tudo funciona em função da paisagem e os materiais selecionados remetem, também eles para uma certa naturalidade, nomeadamente pelo emprego da madeira e da pedra natural.

Ver projeto completo.

UMA CASA NA FLORESTA

Fotos: Frédéric Bouchard, Yves Lefebvre, Kevin Botchar

Localizada no leste do Monte Pinnacle, em Frelighsburg, no Quebec, Canadá, esta casa (segunda habitação) teve a intervenção do atelier Barda.

Um projeto nostálgico e com cores outonais totalmente assente numa estrutura de painéis de madeira maciça.

As janelas rasgadas têm lugar de destaque e tudo se desenrola em torno destas, favorecendo a vista para o exterior.

Ver projeto completo.

0
Would love your thoughts, please comment.x