Por a 4 Janeiro 2022

De Vila Nova de Cacela a Arraiolos, e da cidade ao campo, passando pela praia, estas foram as casas que os leitores mais viram durante 2021.

Com o ano a horas de terminar, quisemos fazer um apanhado das casas que conquistaram os nossos leitores e que por isso, foram as mais vistas durante 2021. Do sul de Portugal à Catalunha, passando pela cidade de Lisboa, da lista fazem parte casas ecléticas e minimalistas, ruínas remodeladas e antigas casas de pescadores. Um conjunto que mostra a diversidade editorial e a transversalidade de quem nos lê.

Casa em Vila Nova de Cacela

A casa mais vista em 2021 fica a sul de Portugal, mais concretamente em Vila Nova de Cacela. A intervenção consistiu na reabilitação de uma habitação localizada no limite entre a malha urbana e o barrocal algarvio. A casa era originalmente constituída por três quartos, uma cozinha, uma pequena sala e uma garagem. Conheça aqui mais detalhes do projeto.

Apartamento na Almirante Reis

O 2º lugar é ocupado por um apartamento na cidade de Lisboa. Na génese da intervenção de reabilitação deste apartamento de 90 m2, além de se contrariar as débeis condições de habitabilidade pré-existentes, procurou-se igualmente preservar o legado histórico, preservando os elementos considerados como relevantes das características da época.

Pool Party em Paço de Arcos

É às portas de Lisboa que fica localizada a terceira casa mais vista em 2021. A moradia assente numa colina com vista para o mar, vai acompanhando a inclinação da ladeira, deixando a zona da piscina no topo.

Uma casa cheia de cachet

A quarta casa mais vista em 2021 é um projeto capaz de combinar peças de mobiliário do século XVII ao século XXI. Todas convivem em harmonia, e se falassem… teriam muitas histórias para contar.

Casa de pescadores remodelada por jovem criativo


Uma habitação tradicional de Menorca ganhou nova via após a intervenção do Atelier de Gabriel Montañés. Conheça todos os detalhes, aqui.

Casas Caiadas

Era uma vez, um casal de lisboetas que se lançou numa aventura imobiliária e comprou um pequeno terreno com três ruínas. O resto da história, pode ler aqui.

Casa de Santiago

É um dos edifícios emblemáticos do Alentejo, com um passado rico e um traçado único, e está na posse da atual família que nela habita há mais de 200 anos. Um projeto de incontornável riqueza e importância histórica, que ocupa o 7º lugar do nosso Top 10. Reveja aqui.

Recuperação de ruína em parque natural

Os arquitetos do coletivo catalão Andrea Solé Arquitectura assinam este projeto de recuperação de uma ruína, transformando-a numa casa de férias com 144m². Os critérios de sustentabilidade necessários foram cumpridos, de modo a preservar o ambiente rural, promovendo, assim, o turismo sustentável e auto-suficiente.

Em bicos de pés

A arquiteta Madalena Arbués Moreira, assina o projeto de reabilitação desta habitação localizada num dos poucos bairros de Lisboa onde ainda se pode respirar o ar puro da vegetação circundante. Reveja a casa que ocupa o nosso 9º lugar e que fica no Restelo.

A vida é bela

É numa zona residencial e incaracterística que fica a 10º casa mais vista pelos leitores em 2021. Trata-se de uma habitação que encerra muitas histórias, vivências e sobretudo a criatividade de quem a decorou – Salvador Corrêa de Sá, num registo cénico invulgar.

0
Would love your thoughts, please comment.x