Por a 10 Março 2021

É às portas de Lisboa que esta moradia assente numa colina com mar à vista, se faz notar. A casa vai acompanhando a inclinação da ladeira e a piscina está no topo!

Fotografias: Ana Paula Carvalho Texto: Mafalda Galamas

O projeto assinado pelo atelier Renata Santos Machado resulta numa habitação contemporânea com exteriores pensados para o convívio entre família e amigos. A decoradora tem formação em Gestão mas trabalha na área dos interiores há 18 anos – quer em espaços comerciais ou espaços privados -, e foi a responsável pelo projeto de remodelação integral e de design de interiores desta habitação.

Perante a solicitação de reabilitar três casas de banho, alterar a distribuição dos espaços, desenvolver o projeto de decoração para os interiores e intervir nas generosas áreas exteriores, Renata Santos Machado arregaçou mangas e apresentou um projeto integrado de linhas modernas em todos os espaços.

Com uma área interior distribuída por cerca de 350m2, são vários os elementos criativos com que nos deparamos ao longo desta hometour. Junto à entrada situam-se estão as duas salas da habitação, a de estar com um layout totalmente redesenhado, conta agora com uma lareira incorporada. O confortável sofá Minotti, disposto em L, assenta num tapete pelo de vaca e a mesa de centro foi, igualmente, desenhada pelo atelier e executada em madeira pau ferro. Aqui destacamos a originalidade das soluções de iluminação, como o candeeiro suspenso da Vibia ou o de pé, junto ao sofá, da Oluce Light.

Do lado oposto, junto à janela, ‘respira’ serenamente o sofá em tons de cinzento. O set de três mesas quadradas que o acompanha é da MDF Itália e a iluminação de pé da Vibia.

Alguns dos elementos deste espaço eram já dos proprietários que fizeram questão de os manter. Em concreto, os quadros na parede do sofá, e os elementos que repousam em cima da mesinha de madeira, das peças decorativas ao gira-discos.

Os tons neutros deste espaço mantêm-se na sala de jantar. Uma área inteiramente reservada aos momentos de refeição onde a mesa em corian desenhada foi executada à medida e combinada com cadeiras estofadas com tecido chenille da Molteni.

A base clean confere maior destaque aos candeeiros suspensos Tom Dixon e ao painel de quadros na parede. Impossível, ainda, não destacar o tapete pelo de vaca, num formato invulgar, inteiramente recortado.

Nos pisos cimeiros estão os quartos, entre os quais a master suite, naturalmente. Na sequência do projeto de remodelação, a parede da cabeceira foi revestida com um painel de pedra. Atrás deste desenvolve-se o closet e a casa de banho privativa, com revestimento em mármore branco.

As mesinhas de cabeceira, são propositadamente diferentes entre si, a da ponta da Living Divani e do outro lado um tronco de madeira branco, a iluminação suspensa é  da Vesoi. Todo o pavimento tem alcatifa para um aumento de conforto.

Todas as divisões têm uma vista desafogada e os exteriores são, efetivamente, o ex libris desta casa. Também aqui foi pedida a intervenção do atelier, nomeadamente em torno da piscina e nos dois pavilhões anexos a esta. 

Um deles destinado a sala de jogos, o outro reservado a zona de apoio ao exterior. Este é, sobretudo, uma zona lounge que dá acesso quer à piscina quer à zona de refeições exterior.

É neste recanto lounge que vemos a acelera azul pertencente à proprietária e com grande valor sentimental. A divisão é quase inteiramente preenchida pelos sofás brancos, com tecido próprio para exterior, almofadas num estilo natural e tamboretes de madeira maciça da Gloster.

No outro lado, já na zona de refeições, a acompanhar a mesa redonda estão cadeiras brancas Philipe Starck e candeeiro de pé, Talenti.

No exterior, à beira da piscina, destacamos os toalheiros da Tribu, com a palavra Pool bordada, junto às espreguiçadeiras. Os sofás são da Bivaq, com almofadas executadas com tecidos adquiridos na Pedroso & Osório e as lanternas Gandia Blasco.

Na zona destinada à dança nos dias de festa, destacamos o mobiliário de exterior igualmente da Gandia Blasco, da mesa aos bancos altos ao candeeiro de pé com estrutura semelhante à de uma árvore. Um must!

0
Would love your thoughts, please comment.x