Por a 14 Abril 2020

São um elemento importante em qualquer habitação. Mas criar uma galeria na parede pode revelar-se mais complexo do que possa imaginar.

Sabemos que os quadros, molduras e fotografias na parede mudam a decoração de qualquer divisão. Quebram a monotonia, trazem-nos à memória acontecimentos importantes, provocando-nos sensações e enriquecem os ambientes. Mas para que consiga alcançar o resultado que tanto desejou verifique se não incorre em nenhum destes erros.

Falta de imaginação

Em decoração, cada vez existe menos o conceito de “certo” e “errado”, sobretudo no que à arte diz respeito. No entanto, a nossa sugestão é que não se fique por uma parede cheia de molduras iguais cujo resultado é tradicionalmente, mais formal e monótono. Sabemos que o mais importante é o conteúdo, de qualquer forma, a sua galeria ficará tanto mais enriquecida quanto mais surpreendentes forem os acabamentos das suas molduras, seja ao nível dos materiais, das cores ou dimensões.

In Town Arquitetura

Monotonia

Tende a acontecer quando é tudo do mesmo tamanho. Escolher quadros e molduras sempre com a mesma dimensão é equilibrado e harmonioso, porém…aborrecido. A graça está em criar um puzzle dinâmico e cheio de vida. Onde umas dão espaço às outras, provocando espanto e surpresa a todos quantos os observam.

Marlon Gama

Pouca criatividade

Não é de hoje que falamos de decoração com quadros, livros e molduras. Mas nunca é demais referir que decorar com elementos diferentes, como pintura em tela, fotografias, ilustrações ou aguarelas é o que origina um resultado diferenciador. E porque não misturá-los com outros elementos decorativos de parede, como uma escultura, prateleira ou planta?

José Manuel Ferrão

Negligênciar a altura

À semelhança dos espelhos, também os quadros devem ser pendurados ao nível do seu olhar. E, se porventura, existir um móvel (ou sofá) debaixo da galeria que está a ‘montar’, não os encoste totalmente a estes elementos de mobiliário. Pelo menos 20 a 30 centímetros de margem devem de ser contemplados.

Nathalie Artaxo

Não simular

Mesmo que pretenda que a galeria fique com um resultado natural e, aparentemente, pouco “programado” não se iluda. O melhor resultado é aquele que é pensado, testado e treinado. Sugerimos que simule a sua composição no chão e, posteriormente, aplique na parede.

Ingalls

O segredo está em…

Respeitar as margens entre quadros e molduras. A sua composição pode ser assimétrica e diversificada, ainda assim, respeitar o mesmo número de centímetros na distância que os separa é o segredo para um resultado final exemplar e não fruto do caos ou desorganização.

Marlon Gama