Por a 16 Março 2021

Deseja um interior relaxante, longe do stress do dia-a-dia e com uma jornada de trabalho serena e motivadora? Então isto é mesmo para si. Reunimos algumas (pequenas) ideias que transformarão o ambiente de sua casa.

Fotografia de destaque: Fabio Mantovani

Num momento em que todos sofremos as consequências de um ano repleto de incertezas é conveniente rodearmo-nos de boas energias. Transformar a nossa casa num refúgio de bem-estar e aumentar a qualidade de vida é, por isso um direito que não devemos descurar. Da organização dos espaços, passando pela iluminação natural ou pelos objetos que promovem bem-estar. Layout, materiais, luz e… Ação!

1.JANELAS RASGADAS

Janelas generosas que deixem passar a luminosidade dos dias representam um papel importante no humor e nas emoções. Confortavelmente sentado numa banqueta num pequeno (re)canto junto à janela é sempre uma boa ideia. Ainda mais, se tiver o privilégio de desfrutar de uma vista sobre a natureza.

2. TELA EM BRANCO

Um escritório pintado de branco pode ser quanto baste para que o trabalho flua da melhor forma. Um home office propício à tranquilidade e criatividade é fundamental numa época em que o teletrabalho está na ordem do dia.

3.TINTAS MINERAIS

Têm maior qualidade e durabilidade e quando associadas a tonalidades que evocam a terra, a praia, as dunas… têm a capacidade adicional de purificar a atmosfera. Em tons de areia ou argila, uma boa mistura de tintas transmite delicadeza e autenticidade.

4.FORMAS ENVOLVENTES

Nas divisões principais ou em zonas de passagem as formas inusitadas são uma espécie de plus em termos arquitetónicos e decorativos. Quando as suas linhas são curvas ou geométricas, (que tanto estão na moda) diretamente inspiradas na construção mediterrânica, permitem ambientes verdadeiramente acolhedores e envolventes.

5.ELEMENTOS ARTESANAIS

Cerâmica, outro dos detalhes que está na ordem do dia! Tudo o que é feito à mão e que represente um retorno (ainda que simbólico), à terra, potencia certas sensações quase nostálgicas. As suas pequenas imperfeições são hoje encaradas como preciosas em peças que se querem únicas, personalidades, exclusivas e inigualáveis!

6.MAIS (OU MENOS) NATURAIS

Não poderíamos falar em ambientes zen e tranquilos sem invocar as plantas. São das soluções mais obvias e relativamente fáceis de implementar e ficam bem em qualquer divisão. Até mesmo nas casas de banho! Um degradé de verdes, por exemplo, tem o efeito de nos acalmar. Com alguma criatividade é também possível criar verdadeiros spas,  pequenos moods gráficos compondo até ambientes mais exóticos e luxuriantes, caso seja o caso.

7.MINIMALISTAS E IMACULADOS

Dos quartos às salas. Os ambientes brancos, depurados e sem excesso de ruído ajudam a clarificar a mente e as ideias. Os ambientes com uma certa inspiração minimal tendem a refletir-se igualmente nas nossas emoções.

8.SUPERFICIES LIMPAS

A limpeza não deve limitar-se às cozinhas, é certo. Mas aqui é imprescindível que todas as superfícies estejam limpas e desimpedidas. Se não formos rigorosos facilmente se instala o caos nestas divisões. E não existe qualquer hipótese de recriar um ambiente zen em casas se este elemento não estiver ‘controlado’.

0
Would love your thoughts, please comment.x