Por a 28 Julho 2020

Com base na sabedoria de duas especialistas em plantas mostramos-lhe como tirar o maior partido de viver com estes seres vivos debaixo do mesmo teto.

Fotografia: Annette O’Brien Produção: Alana Langan.

Alana Langan e Jacqui Vidal são autoras do livro ‘Plant Style: How to greenify your space’, publicado por Thames & Hudson, e com base na sua experiência sugerem 8 dicas para decorar com plantas. Ora veja.

TIRAR PARTIDO DOS PRÓPRIOS RECURSOS

A chave para decorar a sua casa com plantas passa por familiarizar-se com todos os seus recursos, já existentes, e combiná-los com os novos elementos – as plantas. Um detalhe de época que possa ser conjugado com uma planta, uma lareira que possa ficar enriquecida com um toque verde, alguma parede ou circulação vazia que possa ganhar com vasos e plantas, para citar apenas alguns exemplos. Seja quais forem as características do seu espaço, as plantas irão certamente adicionar-lhe boas doses de tranquilidade!

NÃO ESQUECER AS CASAS DE BANHO

São, regra geral, os espaços mais simples e aborrecidos de qualquer casa. O que significa que mesmo a planta mais pequena e singela adiciona vida e textura ao ambiente. Como, regra geral, as casas de banho são espaços frequentemente pequenos, optar por uma solução vertical, suspensa em cabides de parede, vasos de parede ou outra solução similar, é uma aposta segura.

A MAIS-VALIA DAS COZINHAS

A grande maioria das plantas sai beneficiada se colher a luminosidade do sol, e nesse ponto, as cozinhas são espaços privilegiados. Habitualmente têm sempre uma zona onde é possível espalhar alguns plantas. Seja no chão, em prateleiras, parapeitos, bancos ou até no topo do frigorífico!

SEMPRE DEBAIXO DE OLHO

A chave para manter as suas plantas prósperas e viçosas é verificá-las regularmente. Com tanto tempo que passamos em casa, particularmente nesta “época covid”, não será certamente difícil controlar o seu estado e regá-las com regularidade.

AO NÍVEL DO OLHAR

É habitual vermos os vasos e plantas assentes no chão, contudo, é igualmente conveniente colocá-las ao nível do nosso olhar quando estamos sentados. Por que não ter alguns elementos verdes pousados numa consola ou aparador, ou até lareira? Combinadas entre si, com formas, cores e texturas distintas dá um resultado incrível.

ENCONTRAR O EQUILIBRIO

Combinar as plantas com os seus artigos pessoais, no mesmo móvel, permite uma variedade de formas, tons e texturas que resulta na perfeição. Como em tudo, o importante é estabelecer um equilíbrio e não colocá-las sempre todas chegadas ao mesmo lado.

PRATELEIRAS VERDES

Pode demorar a acertar na fórmula, mas valerá ouro quando acertar. Usar as suas prateleiras para conseguir o melhor efeito das plantas é outro dos truques. Permitir que os seus tentáculos flutuem para baixo, chama a atenção e cria um ritmo interessante em qualquer ambiente.

EFEITO ESCALADO

Pousar as plantas em bancadas oferece uma grande sensação de  uniformidade. Porém, utilizar mesinhas de apoio e banquetas de alturas variadas cria um efeito escalonado apelativo. Se, somando a isto, ainda conseguir este efeito a uma iluminação suspensa, o resultado será incrível.

0
Would love your thoughts, please comment.x