Por a 29 Julho 2020

São poucos os que ousam arriscar em casas com áreas pequenas. Mas, por vezes, arrojar é a atitude certa para obter resultados certeiros e inesperados.

Fotografia via Entrance Makleri

O T1 que hoje lhe mostramos tem a grande mais-valia de ter um pé direito generoso. No entanto, os metros quadrados de área útil são escassos. As janelas de vãos grandes são uma enorme ajuda ao permitirem maior luminosidade, mas foram as decisões inteligentes dos proprietários que fazem desta habitação um exemplo a referenciar.

PAREDE COM TIJOLOS APARENTES

Num espaço pequeno onde a utilização de mobiliário tem de ser criteriosa, saber tirar partido das paredes é uma aposta ganha. Na grande maioria das habitações, boa parte das paredes de todas as divisões está oculta pelos armários que a ela se encostam. Noutras circunstâncias, as opções para decorar paredes passam pela pintura ou pela aplicação de papel de parede. Todas elas são válidas e todas elas resultam bem. Ainda assim, arriscamos dizer que a decisão de manter toda a parede da sala com o tijolo à vista foi certeira! Não vemos melhor forma de dar carácter a esta habitação que teria poucos pontos de fuga para se evidenciar.

A sua manutenção não é alvo de preocupações e conjuga lindamente com a opção de base branca. A decoração de tons suaves é pontualmente salpicada com peças de mobiliário em tons camel ou terra, aproximando-se à cor do tijolo, permitindo uma grande harmonia e coerência em toda a sala.

MURO DE TV

Outra das soluções improváveis foi a construção do pequeno muro para aplicar a televisão. Tratando-se de uma sala com configuração quadrada, restavam poucas paredes para encostar todo o mobiliário necessário. Mais, se a opção recaísse para um móvel de tv na parede frente ao sofá, provavelmente a televisão ficaria demasiado distante , além de deixar de haver o recanto para o atual closet.

Com a ajuda do restante mobiliário, e do tapete em concreto, as zonas estão perfeitamente delimitadas, mesmo sem paredes ou estruturas até ao teto. Por tudo isto adorámos!

COZINHA BLACK & WHITE

Por incrível que pareça a cozinha é das zonas mais “espaçosas” do apartamento. Ainda que a casa tivesse uma configuração ‘normal’, com paredes divisórias para cada divisão, provavelmente a sua área útil não iria ser tão desafogada.

O facto de ter sido modelada em L potencia o aproveitamento de espaço, mas aquilo de que mais gostamos foi mesmo da fuga à decisão mais óbvia que resultaria num branco integral, isto é, os armários são todos brancos, tal como as paredes, mas entre armários o revestimento em preto foge ao tradicional e contrasta com a parede de tijolos em frente. Foi, uma vez mais, uma decisão improvável que resulta quer do ponto de vista funcional, quer do ponto de vista estético.

CORES ESCURAS

Quantas pessoas (e casas) conhece com paredes pintadas de escuro? Perdão, reformulamos: “Quantas pessoas conhece que pintariam as quatro paredes do quarto de preto?”

Na verdade, este quarto foi pintado num cinza muito escuro que quase parece preto. Esta cor resulta num efeito bastante dramático e contrasta lindamente com a parede de tijolos e o branco do resto do apartamento. O equilíbrio é conseguido pela luminosidade trazida pela enorme janela, cujo parapeito se manteve claro. O teto e roupeiro são brancos, mas o efeito ousado prolonga-se pela utilização de lençóis escuros na cama.

Um quarto cheio de personalidade e do qual nós ficámos fãs!

0
Would love your thoughts, please comment.x