Um projeto assinado pela arquiteta de interiores Karen Pisacane que põe em evidência a integração de ambientes no mesmo espaço.

Fotografias cedidas por Karen Pisacane

O apartamento distribuído por 250m2 foi alvo de uma remodelação levada a cabo por Karen Pisacane. Um casal com dois filhos adolescentes solicitou a ajuda da arquiteta de interiores para unificar a varanda com a sala e ainda fazer um upgrade no quarto da filha.

A ampliação da sala permitiu integrar a zona de tv com a varanda, mas cumprir também outro dos desejos do proprietário: a inclusão de uma adega na sala com direito a mesa e bancos altos para os momentos de degustação.

A seleção de materiais recaiu para um pavimento de mármore travertino que contrasta com os diversos painéis em madeira de nogueira em portas e paredes. Material que, aliás, reveste a adega e a estante, todos do mesmo material e tonalidade.  Algumas paredes foram pintadas de cinzento criando algum ritmo às divisões.

Toda a marcenaria executada por medida, é de linhas direitas, modernas e sem puxadores, num diálogo permanente e conciliador com a própria arquitetura da casa.

Também a  iluminação foi pensada ao detalhe. Foi utilizada luz indireta em sancas e  fitas de led na estante pois potenciam ambientes mais acolhedores.

Apesar de gostarem de cor, o casal preferiu uma base neutra que pudesse ser depois ganhar vida através de quadros e almofadas. Destacamos o quadro da sala, Democrart.

O projeto foi conjugado com algumas peças de família, como o vaso azul no centro da mesa alta que serve de apoio para adega, para citar apenas um exemplo.

O resultado é uma sala com diferentes ambientes delimitados pela própria mobília e tapetes.

A zona de jantar enquadrada na varanda mantém o conforto da madeira acompanhado pela grande tendência da palhinha. Bem perto existe uma área lounge a pensar nos momentos mais informais.

Na cozinha a linguagem mantém-se, nomeadamente pela utilização de madeira quer em armários, mesa de jantar e painel de parede. Um espaço com grande arrojo no que diz respeito aos revestimentos azuis e cor de laranja.