Isolada, beneficia de uma paisagem remota nas colinas de Canelo, no Vale de San Rafael, a sul do Arizona, e a 24 km ao norte da fronteira dos EUA com o México.
Projeto: DUST / Fotografia: Cade Hayes
A localização é equilibrada entre a perspectiva do campo aberto e as montanhas distantes em direção ao oeste e serve como o refúgio perfeito para os que gostam de se aventurar pela paisagem. A proximidade da fronteira levou o seu proprietário a solicitar uma estrutura impenetrável. A casa estende-se numa forma retangular simples com paredes de massa construídas de lava-creta. O material é composto por uma mistura de argila vermelha, cimento e água pulverizada e leve, que é moldada. Estas paredes criam a estrutura, dão o acabamento e oferecem isolamento e massa térmica duma só vez.
O programa inclui dois quartos em frente a uma sala de estar, um corredor ventilado que corre entre eles. Grandes portas bi-dobradas nas extremidades do corredor ligam o espaço ao exterior, introduzindo luz natural quando aberto e segurança quando fechado.
O arrefecimento desejado é fornecido pela ventilação cruzada natural através das aberturas e janelas, enquanto o combustível, de madeira, recursos natural na propriedade fornece o aquecimento. A água é proveniente de um poço, enquanto a energia solar é usada para necessidades mínimas de eletricidade e eletrodomésticos.
Sobre o Atelier DUST
D U S T ™ é um coletivo de arquitetos, artesãos, artistas, designers e construtores que focam a sua prática na tradição dos mestres artesãos e construtores. Foi formalmente fundado em 2007, em Tucson, Arizona, EUA, cujas sementes foram plantadas no final dos anos 90 no Llano Estacado, no oeste do Texas.
A empresa cresceu através de uma colaboração entre Cade Hayes e Jesús Robles como uma exploração de ideias e ética que culminava nas suas viagens e experiências profissionais.