Por a 5 Dezembro 2023

Lisboa ganhou a preferência dos leitores do site URBANA durante o mês de novembro, nomeadamente em exemplos de casas que foram remodeladas e adaptadas à vida atual. Mas não só. Conheça o top 10 do último mês.

As casas de cidade parecem ter conquistado o coração dos leitores do site URBANA durante o mês que passou. A par de Lisboa, o Porto também entrou na lista, assim como uma casa de campo e a transformação de uma garagem num apartamento T1+1. Em suma, o nosso top 10 de novembro está recheado de inspirações e boas ideias. Se ainda não teve oportunidade de ver estas casas, aproveite agora.

Vida calma

© Gui Morelli

Esta e a história de uma casa, adquirida há vinte anos por uma família que decidiu aventurar-se pela costa alentejana, fazendo desta propriedade de incontornável beleza natural, o seu mais bem guardado refúgio. Aqui reúnem-se os amigos, recebe-se a família e, acima de tudo, vive-se a paisagem e a tranquilidade do lugar.

Veja mais imagens desta casa aqui.

A garagem que se transformou num T1

Não existem impossíveis se a imaginação falar mais alto. Veja o caso deste projeto, assinado pela Nova Decorativa Interiores by Inês Rodrigues, que transformou uma garagem com espaço para dois veículos numa casa T1+1.

Veja mais imagens desta transformação aqui.

Eu sei que vou…

Que vou aqui viver feliz, que vou te amar. O Porto é a cidade onde este amor acontece. O apartamento, outrora com outra organização espacial, vive hoje em pleno uma cidade moderna, a sua luz e dinâmica. E o jardim, escondido, garante-lhe a serenidade desejada, quando o bulício nos pede alguma pausa. Um projeto assinado pelo escritorio  ESQVTA + Yamagata Arquitetura .

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Projeto pessoal

© Gui Morelli

Esta casa é a extensão da vida da sua proprietária. É aqui que recebe os amigos, que se guardam memórias. É um pequeno refúgio no coração da cidade. Neste bairro tão lisboeta, a casa dividida em três níveis, goza da localização, da tranquilidade e da autenticidade. “É a minha casa, onde recebo com regularidade os meus amigos”, descreve-nos Paula, que reparte a sua vida entre Portugal e o México.

Veja mais imagens desta casa aqui.

Uma casa, uma vida

© Ana Paula Carvalho

Um projeto em duas partes: primeiro, foi adquirido o rés-do-chão, já lá vão quase duas décadas; a seguir, quatro anos depois, foi comprado o primeiro andar. Tudo junto, a casa, que ainda tem um terraço aprazível, acomoda uma família de cinco pessoas, numa área total de 280m2. Em Lisboa.

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Há nova vida no largo

© Ricardo Oliveira Alves

No Largo do Intendente, num edifício inteiramente renovado pelo atelier de Ana Costa Arquitectura e Design, este apartamento em Lisboa aloja um casal em 126m2 que ali usufrui da nova configuração, num espaço amplo e luminoso. 

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Nesta casa, o amor aos livros falou mais alto

© Marian Riabic

Esta casa combina dois apartamentos Art Déco, unidos para formar uma única residência para duas pessoas e uma maravilhosa coleção de arte e livros. Um projeto do escritório Utz-Sanby Architects .

Veja mais imagens desta casa aqui.

A casa Gulbenkian

© Francisco Nogueira

O coletivo francês Maison Amarande descobriu este apartamento, junto ao jardim da Gulbenkian, durante o seu processo de busca por Lisboa – desejavam encontrar uma casa para remodelar, sem prejuízo da traça original. É o caso deste edifício, que exibe todo o charme de um clássico prédio lisboeta do início do século XX. O resultado assinala o seu olhar sensível e extremo bom gosto. 

Veja mais imagens deste apartamento aqui.

Casa na Ajuda

Remodelar e decorar uma moradia dando privilégio às zonas sociais, ao pátio exterior e à suite principal, foi o desafio apresentado a Maria Ilharco neste projeto.

Veja mais imagens deste projeto aqui.

La vie est belle

© José Manuel Ferrão

Nem sempre a palavra “casa” evoca tantos sentimentos e nos impele a tantos elogiosos cumprimentos como esta. Desde o primeiro contacto, somos brindados com a redescoberta do prazer que significa entrar numa casa assim. Um refúgio muito pessoal, onde se guardam tantas memórias e experiências, preferências e desejos.

Veja mais imagens desta casa aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x