Por a 14 Novembro 2023

Remodelar e decorar uma moradia dando privilégio às zonas sociais, ao pátio exterior e à suite principal, foi o desafio apresentado a Maria Ilharco. Veja o resultado.

Projeto: Maria Ilharco / imagens cedidas

“O desafio foi remodelar e decorar totalmente esta moradia na Ajuda, de tipologia T3, de 2 andares mais cave com lavandaria e arrumos“, começa por explicar Maria Ilharco, que assina este projeto. Os proprietários, continua, “queriam uma casa em que o grande destaque seria a zona social, a suite principal e o espaço exterior“.

Assente nestes desejos, o projeto previu uma zona social o mais ampla possível, “muito clean, muito acolhedora e cheia de luz, para receber amigos e a grande família onde já existem vários netos“, continua a designer de interiores.

Da casa original, confidencia, só ficou a fachada, tudo o resto foi construção nova, o que permitiu dar largas à imaginação.

Para dar resposta aos pedidos, Maria Ilharco transformou todo o piso térreo em zona social. “Tem um pequeno lavabo na entrada, mas todo o restante espaço é um open space onde foram criados diferentes ambientes de estar, de refeições e cozinha“, explica-nos.

“A grande luminosidade pretendida, foi criada colocando um teto todo em vidro na cozinha e uma janela que acompanha toda a largura da zona de estar e que dá acesso ao pátio. Também todo o pavimento deste open space é em micro cimento quase branco, e segue igual para o pátio para dar continuidade visual tornando todo o espaço muito amplo e luminoso“.

“Desenhámos para a principal parede da sala, com cerca de 8m, uma estrutura em pladur onde inserimos um grande side-board com portas em madeira , lareira com arrumação de lenha, nichos iluminados, mesa de apoio ao sofá e estante e móvel Tv. Desta maneira evitámos a existência de muitos móveis. Poupámos espaço e ficou clean como também era pretendido“. Maria Ilharco refere ainda que, os poucos móveis usados são antigos e pertencentes à família há varias gerações. “Demos especial destaque ao biombo com pássaros que ocupa toda a parede do lavabo social“, sublinha.

Na decoração as cores são terra /natura e seguem a mesma paleta na decoração do pátio exterior. “Vários elementos foram desenhados e mandados produzir pelo nosso atelier para este projeto. É o caso de todos os estofos, dos painéis de madeira texturados usados nas portas da estrutura do pladur, e o grande quadro aplicado também nessa estrutura feito de naperons que estavam esquecidos“.

A iluminação para a criação de um ambiente magico à noite foi também uma preocupação primordial, diz-nos a designer de interiores. As escadas para o piso superior – onde ficam dois quartos, um de visitas e outro transformado em atelier, e ainda a suite principal e as casas-de-banho – são também em micro cimento.

Relativamente a estes espaços, para onde também o atelier foi responsável pela escolha de todos os materiais de revestimentos, loiças de casa de banho, torneiras, cores, decoração e iluminação, Maria Ilharco destaca o closet desenhado por medida, assim como os móveis/bancadas das casas de banho. O atelier foi ainda responsável por todo o equipamento: pequenos eletrodomésticos, todo o equipamento de cozinha e lavandaria e de toda a roupa de casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x