Por a 15 Novembro 2022

Criar uma área social num apartamento com sala e cozinha integrada, mas escondendo os equipamentos utilitários foi a premissa deste projeto. Descubra boas soluções de design e decoração para o fazer.

Projeto: Victoria Chaves Studio / Fotografias:  Fran Parente

Neste apartamento de 84 m2, um casal queria que o espaço dedicado a receber os amigos, tivesse também alguma privacidade, respirasse um ambiente descontraído e não tivesse à vista equipamentos utilitários. Num projeto onde a sala e a cozinha partilham o mesmo ambiente, e o quarto principal pode ser integrado no mesmo, este era um desejo, à partida, difícil de contornar.

Para dar resposta aos pedidos dos clientes, o apartamento sofreu uma remodelação total, uma reposição da cozinha – que originalmente estava logo na entrada -, e uma alteração de medidas em algumas divisões.

Ao entrar no apartamento, um armário na mesma cor das paredes tornou-se a forma perfeita de esconder os quadros elétricos e os produtos de limpeza.

Há uma particularidade neste projeto que importa sublinhar: o quarto principal também é passível de integrar a zona social, mas fechar-se sobre si mesmo quando necessário. A separar estes dois ambientes está um móvel de madeira que é closet de um lado e estante para guardar os equipamentos da televisão, do outro.

Note-se que este móvel não vai até ao teto, uma solução que deixa o ambiente mãos leve. Duas portas de correr fecham este móvel pelas extremidades, mas quando abertas, permitem que a suite fique totalmente integrada no espaço social, dando uma sensação de amplitude no dia a dia.

O desenho da cama também foi pensado para aproveitar os espaços. A solução de a deixar no centro do espaço foi um “truque de projeto”, uma vez que já não existiam mais paredes de apoio e não se queria reduzir o tamanho do closet.

Na zona social, um móvel por detrás do sofá integra prateleiras metálicas que, na parte inferior servem como aparador de apoio e na parte superior para expor objetos decorativos.

Na cozinha, por cima da bancada e por detrás de um móvel de madeira está escondido o ar condicionado. Foi aproveitado um espaço onde havia uma veneziana para colocar o aparelho e no seu alinhamento, foi criada uma estante para arrumar temperos, copos, pratos e objetos de suporte para a cozinha. Foi ainda criado um espaço para lavar e escorrer a louça sem interferir na estética.

De salientar que, neste projeto, foi fundamental o desenho de mobiliário por medida.

0
Would love your thoughts, please comment.x