Por a 17 Novembro 2023

No Largo do Intendente, num edifício inteiramente renovado pelo atelier de Ana Costa Arquitectura e Design, este apartamento em Lisboa aloja um casal em 126m2 que ali usufrui da nova configuração, num espaço amplo e luminoso. 

Projeto: Ana Costa Arquitectura e DesignFotografia: Ricardo Oliveira Alves / Produção: Amparo Santa-Clara / Texto: Isabel Figueiredo

Dividido em quatro divisões, o duplex, à semelhança do prédio, do qual apenas existia a fachada original, foi alvo de obras de renovação e melhoramento levadas a cabo pelo escritório Ana Costa Arquitectura e Design, atribuindo-lhe valências tão importantes como o espaço e a luminosidade.

A sala comum, partilhada com a cozinha, ampla e suportada pelas janelas que deixam entrar a luz de Lisboa, exibe um piso revestido com largas ripas de madeira, paredes de estuque brancas e tetos com betão à vista.  

Esta sala, com um pé direito duplo, é um espaço totalmente aberto que une os dois níveis. A relação entre materiais brutalistas, como o betão, os mosaicos hidráulicos e outros, mais ‘macios’, como a madeira e o estuque, ajudam a conferir ao espaço um ambiente com um quê de industrial, sem prejuízo da sofisticação, presente nos detalhes, e sobretudo nas caixilharias de aço da Secco, “o topo de gama em sistemas destes”, como nos conta Ana Costa.  

A totalidade do mobiliário é oriunda de doutra casa, um apartamento na Avenue Marceau, em Paris, que estava mobilado com peças da Area e complementado com uma ou outra peça de design, caso dos sofás Molteni, da mesa baixa Sérgio Rodrigues, do candeeiro Arc de Achille Castiglioni ou das jarras Penta de Daciano da Costa – estas últimas, peças queridas à dona da casa, por terem sido desenhadas pelo pai. 

A partir da sala multifuncional, que é, em boa verdade, o coração da casa, avista-se o Largo do Intendente, que hoje exibe uma nova face, merecidamete rejuvenescido e liberto da fama de outrora, com muitos dos seus prédios renovados, lojas, e a cúpula do hotel, no mesmo largo, iluminada a azul.  

No piso superior, equipado com o varandim de ferro, o mesmo que foi usado para as escadas, e a partir do qual se avista a sala, moram o quarto principal, um espaço de trabalho e lazer e a casa de banho. 

Também aqui convivem os vários materiais, num diálogo sereno, mas vincado, unindo os dois níveis sem fronteiras, acentuando a harmonia no todo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x