Por a 11 Maio 2023

“É uma casa despojada, que ao mesmo tempo tem a personalidade dos seus habitantes e que nos deixa com vontade de permanecer”, resume a arquiteta Ketlein Amorim, que assina a remodelação deste apartamento de 81 m2 no Rio de Janeiro.

Projeto: Ketlein Amorim / Fotografia: Luiza Schreier 

O médico Andrei Neves da Silva e o designer gráfico e artista plástico Luis Felipe França compraram este apartamento de 81m2, nas Laranjeiras (zona sul do Rio de Janeiro), na altura, num estado bastante degradado. Para levar a cabo uma remodelação completa, e depois de terem visto um apartamento no mesmo prédio remodelado por Ketlein Amorim, foram ao seu encontro para fazer algo semelhante.

Segundo Ketlein, o principal pedido de Andrei e Luis foi o de integrar a sala com a cozinha, criando nesta última a maior área possível de bancada. Para além disso, queriam também uma casa de banho espaçosa e confortável, uma divisão que pudesse ser usada como escritório e quarto de hóspede, uma cama super king size na suíte e um sofá de pele na sala. Por último, pediram para reabrir a janela inferior que era visível na fachada do prédio e que tinha sido bloqueada.

Entre as principais alterações na planta original da casa estão a integração do antigo quarto de empregada à cozinha para deixá-la mais ampla e profunda e permitir que a arquiteta projetasse uma área grande de bancada – sendo uma parte destinada à preparação dos alimentos e outra para que as visitas pudessem estar próximas enquanto os anfitriões estão a cozinhar. A nova área de serviço ficou escondida atrás da cozinha, fora do campo de visão de quem está na sala, e na área mais íntima da casa, foi criada uma suíte que não existia, com espaço de banho e closet, dispostos para não incomodar quem está a dormir, já que os clientes têm rotinas de trabalho diferentes.  

Segundo a arquiteta, a vista livre das montanhas, a generosa iluminação natural e a excelente ventilação do imóvel foram as suas principais inspirações. Mas também a personalidade dos seus clientes, que adoram receber os amigos em casa e apreciam uma decoração mais despojada, com ambientes coloridos, ecléticos e repletos de elementos que reforçam a personalidade dos dois, sem muita preocupação com tendências. 

Por falar em decoração, praticamente tudo foi adquirido de acordo com as especificações do projeto, à excepção do aparador, de dois quadros, das cadeiras da sala de jantar, e do móvel retro encostado ao pilar na sala de estar, que já faziam parte do acervo dos clientes e foram mantidos.

Entre as peças novas, Ketlein deu prioridade ao que melhor se hamonizava com os acabamentos e cores escolhidas para cada espaço, considerando ainda o fato de os clientes gostarem de elementos rústicos em madeira e ferro. Entre as peças de design assinado, destacam-se a mesa de centro Trip, de Bruno Faucz, e a poltrona Carbono C221, do Estudio Ninho.

No que diz respeito à paleta de cores e materiais, a cor verde, num tom forte, aparece em algumas paredes da sala e da cozinha, enquanto a cor azul, também num tom forte, foi aplicada nas paredes do quarto principal. Para não pesar visualmente, foi escolhido para o pavimento um porcelanato de grande formato, num tom neutro e claro. Já o acabamento amadeirado dos armários da cozinha, foi replicado na marcenaria que se estende em toda a parede da televisão, na sala. Para “aquecer” e trazer acolhimento, o sofá foi estofado em couro natural e a maioria dos móveis são de madeira.

0
Would love your thoughts, please comment.x