Por a 29 Dezembro 2022

A arquiteta Janaina Sthel assina a remodelação completa deste apartamento de 80m2 em Copacabana, no Brasil, que se caracteriza pelo estilo minimalista.

Projeto: Janaina Sthel / Fotografias: Juliano Colodeti

Localizado em Copacabana – bairro na zona sul do Rio de Janeiro -, este apartamento de 80m2  passou por uma remodelação total que incluiu o redesenho da distribuição espacial original.

Janaina Sthel, arquiteta e autora do projeto

Segundo Janaina Sthel, que assina o projeto, a integração e a multifuncionalidade dos ambientes foram os pontos mais importantes do projeto. “Como a cliente passou a trabalhar em casa na pandemia e permanece até hoje, ela queria integrar um dos quartos com a suite para criar um espaço de trabalho confortável, com bastante luz natural”, conta. “Outro pedido foi um quarto de hóspedes aconchegante”, acrescenta.

A nova distribuição deu prioridade à integração da cozinha com a sala, à transformação do antigo quarto de banho em principal e à criação de uma suite maior com espaço de escritório e um espaço de banho mais amplo que o original.

Em termos conceptuais, o projeto apostou numa arquitetura simples e intemporal, com bastante luz natural.  Em todo o apartamento foi utilizada a mesma paleta de tons neutros e claros, com predomínio do branco nas paredes e no acabamento das marcenarias, para destacar os móveis de linhas puras  e os detalhes em materiais naturais, como madeira, cerâmica e fibra.

Para o pavimento foi escolhido um mosaico cerâmico também num tom claro – que se estende da sala à cozinha, passando pelos quartos e espaços de banho – que lembra uma pedra natural.

Na decoração, que é integralmente nova e segue o estilo minimalista essencialista, destacam-se alguns móveis brasileiros de design assinado, como a mesa Caetano e o banco Helena, ambos de Aristeu Pires, e o banco Angela, de Fernando Mendes.

0
Would love your thoughts, please comment.x