Por a 4 Agosto 2022

Projetada para um jovem casal, o objetivo era criar uma casa que incorporasse o estilo de vida de praia de Barwon Heads, Austrália. A transformação e adaptação do preexistente foi necessária por forma a permitir um estilo de vida descontraído e manter a forte ligação entre o interior e o exterior, entre o antigo e o novo.

Projeto de arquitetura de Adam Kane; Fotografia de Timothy Kaye

Ao entrar na casa de época, agora recuperada, o interior, suave e claro, é uma presença constante cuidadosamente contrastada pelas tábuas de madeira cor de carvão. As características patrimoniais foram mantidas através do uso dos forros originais do telhado, bem como dos rodapés, entre outros elementos, que se encaixam perfeitamente nos tons renovados.

O acesso à casa é feito por um corredor fechado e forrado com painéis de madeira escura, nas paredes e tetos, usado para ocultar as portas das áreas de serviço, lavandaria e arrumação.

A ‘viagem’ ao longo deste corredor com um teto mais baixo, de 2,4m cria, uma sensação de ‘compressão’, ao invés de uma sensação de libertação, rumo à sala onde a linha de visão, que é primeiro afunilada, se abre para o espaço principal. Tal cria a vontade de descobrir aquilo em que a casa se tornou, de descobrir como o velho se transformou no novo.

Há então aquela sensação de libertação, a de quando entramos no espaço principal, onde um teto inclinado forrado de carvalho americano de 6,5 m de altura dupla abre completamente a sala. As mudanças de volume e altura e a valorização da abundância de espaço são fortes. O forro/revestimento de madeira também ajuda a desfocar o limiar entre o interior e o exterior, delineando zonas, tornando os espaços mais generosos e contribuindo para a sensação de descontração que a casa passa.

Os tetos e a marcenaria escura contrastam com as lajes de travertino prateado e os pisos de cimento afagado, em harmonia com as paredes de gesso maciço trabalhado à mão, numa cor “osso” suave e quente.

As cortinas transparentes de linho equilibram suavemente o espaço, criando conforto e uma sensação de acolhimento.

Na sala principal, um grande banco-ilha ocupa o centro das atenções e é forrado em travertino. A ilha transforma-se de bancada de cozinha em mesa de jantar, através de uma discreta mudança de nível de piso na área da cozinha. Tal dá origem a uma área informal para estar e reunir.

A parte de madeira do banco traseiro estende-se até à área de estar, unindo os dois espaços. A luz natural também inunda o espaço principal através de grandes portas deslizantes de vidro de 4,5 m de altura, abraçando o exterior até, por fim, permitir apreciar a beleza externa que a vida costeira tem para oferecer.

A Barwon Heads House, assim foi batiada, é um exercício de criação de uma casa de família em união com o ambiente costeiro e a casa de madeira preexistente. Os materiais texturais e naturais foram fundamentais para o ambiente da casa, além de permitir uma sensação descontraída de durabilidade. O jogo luz e sombra, sólido e vazio e a própria materialidade da casa, proporciona uma experiência única de modo a que tanto convidados como moradores desfrutem dela nos próximos anos.

0
Would love your thoughts, please comment.x