Por a 19 Maio 2022

Inspirada pela Mata Atlântica, Vivian Reimers criou para a CasaCor Rio uma cozinha convidativa e…verde. Inspirada na máxima “a cozinha é o coração das casa”, a arquiteta criou um espaço acolhedor que nos transporta para a natureza e o tempo passado ao ar livre.

Projeto: Vivian Reimers / Fotografia: Dhani Borges

Conviver. Esta é a palavra que transcreve o conceito adotado pela arquiteta Vivian Reimers para o “Café da Casa” – o espaço que desenhou para a CasaCor Rio.

A proposta é a de que o espaço seja um refúgio ou um lugar para encontros. Adoptando a máxima que diz que “a cozinha é o coração da casa”, a arquiteta estendeu o sentimento de acolhimento ao seu projeto. E com um olhar apurado, apresenta um ambiente em que o verde explode nos detalhes e traz a exuberante mata atlântica para dentro do projeto.

“O tempo que passámos em casa lembrou-nos como é importante ter móveis e objetos que aliam estética e utilidade, além disso, o verde tornou-se uma necessidade, por aproximar as pessoas da natureza, da liberdade e do espaço ao ar livre. A paleta escolhida contempla uma mistura de texturas em verdes que aparecem nos tecidos, na vegetação, na porta e até no teto.

A cozinha foi dividida em duas partes: uma de confecção e outra social. Na parte de acesso ao público, há dois halls de entrada. No espaço interior, um grande sofá em L permite que as pessoas aproveitem a experiência e consigam interagir. Na varanda, há a possibilidade de desfrutar do jardim.

Misturando elementos de arte contemporânea e clássica, o espaço conta com dois itens que chamam a atenção de quem o visita: dois candeeiros em arames , assinados pelo artista plástico Roberto Romero, em que heras descem teatralmente. Destaque também para a coleção de pratos desenhados pela própria arquiteta, juntamente com a artista plástica Cris Azevedo, que estão colocados numa das paredes.

Além dessas, outras peças foram escolhidas criteriosamente para compor o espaço, como a cadeira Fab, do designer Estevão Toledo, ou a mesa da Breton, com um design minimalista e luxuoso, conferindo personalidade ao projeto.

Em termos de madeiras, foram escolhidos painéis em MDP que possuem proteção antiviral e antibacteriana, que cria uma barreira e elimina o crescimento de microrganismos, não permitindo que se depositem nos produtos, mantendo a limpeza por mais tempo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x