Por a 12 Julho 2022

Como podem as cores ajudar a definir espaço? Neste apartamento de 74 metros quadrados, Anastasia Kholoptseva optou por tons suaves e alegres e criou espaços funcionais para uma família de quatro pessoas.

Projeto: Anastasia Kholoptseva / Fotografias: Sergey Ananiev

A ideia principal do projeto foi a de criar um apartamento leve e funcional para uma família de dois adultos e duas crianças num espaço relativamente pequeno, com 74m2.

Os seus clientes, um casal jovem com dois filhos pequenos, são apreciadores de arte contemporânea o que permitiu à designer de interiores usar diferentes obras de artistas contemporâneos e abordar diferentes conceitos e ideias. Anastasia Kholoptseva, autora do projeto, optou ainda pelo uso da cor, numa paleta suave mas alegre, nas paredes, móveis, vidros e espelhos.

Para pronunciar a área de entrada, foi escolhido um azul intenso mas sofisticado para uma das paredes. “E este foi o único lugar onde nos permitimos usar um tom escuro”, conta Anastasia Kholoptseva. Contudo, ao mesmo tempo foi decorado com um grande círculo de espelhos, refletindo a perspectiva da sala de estar. A parte menor correspondente deste círculo foi colocada na continuação da parede perpendicular.


Como a altura era suficiente, foram utilizadas cornijas e plintos largos, que conferem um tom de festividade ao espaço. Foram também escolhidos padrões florais e geométricos  contemporâneos, mobiliário com cantos arredondados  e claro, arte. Em termos das organização dos espaços, a sala de estar e a cozinha foram combinadas, sendo que a cozinha em si é bastante pequena, também por escolha dos clientes, que não cozinham muito.

Na família também não existe o hábito de ver televisão, o que permitiu uma organização diferente na zona lounge do apartamento. De salientar que foram desenhados dois espaços de banho, o que para uma família de quatro pessoas é bastante confortável. As zonas de arrumação foram colocadas no corredor e também no quarto do casal. Os armários do corredor são coloridos e muito próximos da cor das paredes, criando uma sensação de harmonia. Pelo contrário, o armário do quarto é pronunciado, mas não exagerado devido ao tom esbranquiçado.

O quarto das crianças é espaçoso e leve e contempla uma janela do chão ao teto e cores num tom azul-claro.


Anastasia Kholoptseva  conta ainda que foram adicionadas grandes portas de vidro no quarto principal para lhe conferir mais luz, o que acrescentou também elegância ao espaço.

De salientar o pé-direito em todo o apartamento que é superior a 3 metros, o que lhe confere amplitude e luminosidade embora a área não seja muito grande.

0
Would love your thoughts, please comment.x