Por a 26 Abril 2023

A casa, construída de raiz por Gil Graça Arquitectos, entre Cascais e a Malveira da Serra, tem projeto de interiores da Fusion e acolhe uma família com três filhos cuja principal premissa assentou numa atmosfera prática e contemporânea.

Interiores: Fusion / Fotografia: José Manuel Ferrão / Texto: Isabel Figueiredo

Como nos relatam as autoras do projeto de interiores, a dupla criativa Maria Ana Franco e Teresa Matos Correia, havia que pensar num plano para conciliar o ambiente prático e contemporâneo dominante com a presença de algumas peças que já estão na família há algumas gerações. “Havia que conseguir respeitar os pedidos dos clientes e combinar estas peças de família com outras, mais atuais, com cor mas não demasiada e, acima de tudo, que o resultado respondesse às necessidades familiares”.

Os três filhos do casal já são adultos, como tal a sala comum teria de estar pensada de forma a proporcionar os serões em conjunto sem atropelos, salvaguardando o espaço para todos. “Nos quartos, por seu turno, o mais importante era que cada espaço tivesse a identidade de cada um”, contam-nos, algo conseguido depois de uma boa conversa: “Foi fácil lá chegar, todos gostaram do resultado”, concluem.

Dividida em duas suítes e um quarto com uma casa-de-banho comum, cozinha, sala de estar e jantar partilhadas, a residência soma uns generosos 350m2 de área útil. Gizada por Gil Graça, a construção de raiz contempla importantes valências como boas divisões, em área, espaços de arrumação e luz natural, e uma sala comum voltada para o jardim, bem como a exposição solar que deixa entrar a luz e o sol sem rodeios a partir do meio-dia e até praticamente ao final da tarde.

Os acabamentos asseguram uma boa dose de conforto – até mesmo visual -, muito apreciado pela família. Por exemplo, o piso em tábua corrida de carvalho à cor natural é aquecido; as casas de banho das duas suítes principais receberam um revestimento em escama de mármore de Carrara e o pavimento em micro-cimento na casa-de-banho comum –  tendo em conta que seria utilizada pelos dois rapazes – recebeu um piso em mosaico hidráulico e azulejos (30×10) da Loja do Banho. “As cores dos materiais são sóbrias; além disso, apostámos nas texturas e na geometria para estas zonas húmidas”, destacam.

Na sala partilhada com vistas para o jardim, a equipa da Fusion assinala, entre outras, a estante retro-iluminada “que foi desenhada à medida”, o gira-discos, que era do avô paterno, e a cómoda, da avó materna, bem como o candeeiro amarelo da HAY, as cadeira de madeira, com desenho do atelier, os sofás da espanhola Moradillo, o papel de parede Élitis e os quadros em técnica mista do artista plástico Paulo Pina.

De entre as várias opções para este projeto, as nossas interlocutoras apontam ainda algumas soluções que respeitam o ADN do atelier, destacando a aplicação de papel entre vidros, em vez dos tradicionais revestimentos de parede, “uma opção muito utilizada pela Fusion” na cozinha, na bancada do lava-loiças. Chave na mão!

0
Would love your thoughts, please comment.x