Por a 18 Novembro 2022

Existem casas que nos enchem os olhos. Onde o que é datado e o que é contemporâneo parecem fazer parte do mesmo tempo. Nessas casas é a elegância que, sendo o denominador comum, faz com que tudo tenha o seu lugar. Um clássico contemporâneo para nos inspirar.

Projeto: Francesc Rifé Studio / Fotografias: Eugeni Pons

A necessidade de reabilitar uma casa de estilo neoclássico de 240 m2, localizada num bairro em Barcelona, foi o ponto de partida para uma colaboração entre Francesc Rifé e um dos mais importantes galeristas locais – ​​Miquel Alzueta, que conhece muito bem o trabalho do designer francês Jean Prouvé.

Manter elementos decorativos que conferem personalidade, como molduras, sancas e lareira, era mandatário, e a casa deveria ser o recipiente perfeito para colocar móveis Prouvé e outros clássicos contemporâneos.

A distribuição espacial da casa faz-se pela sala de jantar, onde uma mesa, cadeiras e buffet de Jean Prouvé pontuam o espaço e separam as zonas diurna e nocturna. Destaque ainda para um candeeiro Serge Mouille.

A peça mais importante da sala é a lareira, que preside a uma pequena zona de leitura. Este ambiente é completado por uma área de estar e televisão e um escritório, de onde trabalha o proprietário.

O quarto principal inclui um closet antigo, restaurado e pintado de preto. No quarto infantil foi criado um playground e um espaço de banho próprio.

Entre os materiais escolhidos, a madeira de carvalho destaca-se como protagonista da obra. O pavimento em parquet foi colocado à moda antiga, de acordo com a idade da casa.

A cozinha é ventilada por um pátio interior e destaca-se pelos móveis e eletrodomésticos todos em inox. Contempla ainda uma zona de despensa embutida e contrasta elegantemente com o resto da casa.

De salientar que a casa os sistemas de ar condicionado, aquecimento e outros foram integrados nas molduras e cornijas da casa, sem com isso diminuir o protagonismo das peças e elementos decorativos.

0
Would love your thoughts, please comment.x