Por a 24 Maio 2020

O apartamento de 114 metros quadrados, em Estrasburgo, França, exibe uma elegância sofisticada, onde a atmosfera old fashion encontra o design moderno. A nova casa de banho é uma das master pieces da casa.

Fotografia: Andrius Stepankevičius / segundo a memória descritiva de YCL

O coletivo de arquitetura YCL, sediado em Vilnius, Lituânia, assina o projeto de remodelação deste apartamento. “Imprimir-lhe um ambiente residencial funcionalmente confortável e estético, sem prejuízo dos elementos autênticos, e interpretar os clássicos à luz moderna, foi importante para nós, enquanto arquitetos”, dizem na memória descritiva.

“Quisemos distinguir vários elementos importantes – o que é novo e o que é autêntico. Como tal, selecionámos várias combinações de cores: os novos elementos surgem em tons mais escuros e os elementos antigos mantiveram-se brancos. Tal resultou em variações de combinações, mas basicamente conseguimos formar uma composição pura, de algo antigo e algo novo. Fizemos o possível para não mudar o que era autêntico. Os ajustes realizados nos espaços principais foram mínimos, exceto a passagem aberta da sala de estar para a sala com lareira: essa decisão foi importante para destacar a sensação de amplitude entre as salas”.

Na cozinha, o impressionante balcão de três metros de comprimento, apoiado pelas cadeiras altas de metal, é como uma escultura e acabou por se transformar num dos elementos mais complexos no processo de remodelação e equipamento do apartamento.

“Quisemos transformar a nova casa de banho numa sala real, com muita luz, uma banheira grande e luxuosa, um recanto para sentar descansar e, lá fora, uma varanda perfeita para relaxar após o banho quente.

“Tentámos projetar algumas peças de mobiliário que se tornassem parte do novo design, mas que também se fundissem com os espaços.

FICHA TÉCNICA

Nome do projeto: Strauss
Localização: Strauss Durkheim, Estrasburgo, França
Estado: Concluído
Área: 114 m2
Decoração e mobiliário: YCL
Equipa de design: Tomas Umbrasas, Aidas Barzda, Tautvydas Vileikis, Rokas Kontvainis
Fotografia: Andrius Stepankevičius

0
Would love your thoughts, please comment.x