Por a 4 Março 2022

Localizada em Beverly Hills, berço de um vasto portfólio de casas associadas ao movimento moderno, e depois de ser alvo de intervenções infelizes que a votaram ao abandono, esta casa renasceu através de um projeto do gabinete Heusch Inc, dignificando as suas origens.

Arquitetura: Heusch Inc / Fotografia: Gerhard Heusch / Localização: Beverly Hills / Área: 427 m2 / Ano: 2020

A cidade de Los Angeles tem um extenso portfólio de casas associadas ao movimento moderno americano de meados do século, entre as quais esta residência inicialmente projetada por Wusthoff e Gallian, numa zona nobre de Beverly Hills. A história desta casa é igual a muitas outras do mesmo período, que passaram por inúmeras transformações infelizes acabando por cair em ruínas.

O diálogo com as condições existentes, constituiu o ponto de partida para o projeto. A renovação procurou restaurar cuidadosamente algumas das características e materiais encontrados, quer ainda existentes, quer apresentados em fotografias antigas.

Um plano de água existente na entrada para a casa foi mantido e a porta original de madeira, foi substituída por uma porta pivotante de vidro com 5,5 metros de altura. No piso térreo, o pavimento original em tijoleira foi restaurado. O pátio que existia nas traseiras foi mantido, mas passou a funcionar como acesso direto da garagem para a casa.

A sala de jantar e a cozinha foram abertas e ampliadas num espaço contínuo ao longo do eixo principal da casa. Um terraço em frente a este espaço principal garante um prolongamento da vida ao exterior, uma característica essencial da arquitetura do sul da Califórnia daquele período. Tanto o terraço como o jardim, estão virados para a recém-criada piscina infinita.

Na suite principal, a casa-de-banho e o closet foram reconfigurados, assim como a varanda original, repensada para poder ser aproveitada no máximo das suas capacidades.

De uma forma geral, os espaços são íntimos, abertos e banhados a luz natural. Qualidades que fazem com que mudem ao longo do dia e sejam ativados pelas qualidades sensoriais dos materiais selecionados, como o terrazzo, o azulejo, a madeira e o vidro.

Por último, a salientar há ainda o projeto de paisagismo, que foi também inspirado no espírito da época.

0
Would love your thoughts, please comment.x