Por a 31 Agosto 2021

Residências de férias, projetadas para a paisagem nem sempre fácil, nem sempre verde e plana, das ilhas gregas. Mas sempre com vistas para o mar, como observatórios privilegiados. E sempre muito exclusivas.

AS HOUSE – Está situada numa encosta, na Ilha de Paros. O esquema sugere uma aglomeração de volumes “primitivos” e uma reinterpretação da arquitetura vernacular das Cíclades.

A parede de pedra seca é reintroduzida, definindo uma nova topografia de generosos terraços ao ar livre protegidos dos fortes ventos do Norte.

O eixo principal da casa corre ao longo das ondulações do terreno, criando uma planta articulada e alongada. As áreas privadas e públicas cruzam-se numa relação vertical, enquadrando um observatório, acolhedor, a partir do qual se observa o Mar Egeu.

Pátios protegidos, varandas cobertas e terraços abertos, completam toda a síntese, propõem uma totalidade doméstica hospitaleira e um paradigma diferente da Arquitetura das Cíclades Como uma absorção dos gestos arquitetônicos acima mencionados, a materialidade do projeto sublinha a conjunção espacial, enquanto consegue integração com o contexto circundante.

FICHA TÉCNICA: Arquitetos: G&A Evripiotis; fotografias de Yiorgis Yerolymbos, Angeliki Evripioti

VILLA NAS MONTANHAS, SANTORINI – Esta casa de férias está localizada no ponto mais alto da Ilha de Santorini, na encosta da montanha “Profeta Ilias”. O edifício está virado para sudoeste e tem vista para o Mar Egeu e a paisagem vulcânica.

A residência é composta por uma sala de estar, uma área de jantar, uma cozinha, um quarto principal e duas casas de banho orientadas para a vista. A sua forma retangular alongada está aninhada na encosta.

O material de escavação resultante do período de construção serviu para modelar a fachada principal da casa e a paisagem envolvente. A casa está integrada na encosta da falésia, deixando o mínimo possível de marcas. O objetivo do projeto é fundir o espaço interior e exterior da casa.

A longa porta de correr em vidro com 10 metros de comprimento abre e liga a zona interior de relaxamento-confecção ao pátio e à piscina. O espaço interior torna-se exterior, à sombra e ao mesmo tempo expande-se para uma piscina infinita, uma zona de convívio exterior e um deck de madeira que compõe o espaço exterior. Duas paredes principais independentes destacam as duas entradas da casa de férias, através de duas escadas laterais.

FICHA TÉCNICA: Kapsimalis Architects; Fotografias: Giorgos Sfakianakis

PROJETO RESIDENCIAL EM ANTIPAROS – Projeto de um novo complexo residencial composto por 11 casas em Agios Georgios, na ilha de Antiparos tornou-se a analogia arquitetônica da estrutura da típica vila das Cíclades. O plano baixo e denso, as ruas estreitas, a praça central etc.

são transferidos no projeto como uma continuação da paisagem e da tipologia da arquitetura tradicional. O complexo inclui 3 núcleos com 11 casas no total. Em cada núcleo existe um pátio central, que acompanha as decisões de projeto e as necessidades funcionais; é a praça central de uma vila cicládica com os edifícios ao redor. Os materiais utilizados são o gesso branco e a pedra gessada, de forma que a variação da textura, e não da cor, intensifica a divisão dos volumes.

FICHA TÉCNICA: Arquitetos: Tsolakis

RESIDÊNCIA PRIVADA NAS CÍCLADES: A Parallel House é uma residência de verão situada numa área natural isolada de uma ilha grega das Cíclades. As fortes mudanças topográficas da paisagem circundante representam ao mesmo tempo a fonte concepual e o guideline para a ideia arquitetónica.

Colocada paralelamente à vista de mar, está organizada segundo uma sequência de divisões, que vão desde espaços exteriores aos espaços parcialmente cobertos e aos espaços totalmente fechados. Estes volumes criam quadros cinematográficos da paisagem circundante, do Mar Egeu e das ilhas vizinhas.

Devido à topografia íngreme, a parte de trás da casa fica submersa na paisagem, enquanto a sua frente fica totalmente exposta para a vista. Todas as funções de suporte da casa foram colocadas ao longo da parede posterior, permitindo um movimento desobstruído e vistas dentro da casa e para a paisagem.

O uso de betão aparente como moldura estrutural e visual pretende ser uma interpretação contemporânea de uma casa de pedra tradicional. Esta reinterpretação das técnicas tradicionais de construção também está relacionada com a integração de técnicas ativas e passivas de aquecimento, arrefecimento e geração de energia. Assim, tais técnicas permitem um alto grau de eficiência energética e independência.

Um corredor recuado na parte de trás da casa capta os ventos predominantes, permitindo a ventilação cruzada e mantendo a casa fresca durante todo o ano. O telhado da casa é usado para coletar a água da chuva em tanques submersos que é reutilizada na casa como água filtrada. Os painéis solares escondidos na paisagem produzem energia suficiente para manter a casa funcionando fora da rede.

FICHA TÉCNICA Arquitetos: en-route-architecture- (e-r-a-); Fotografia: Yiorgis Yerolymbos e Mariana Bisti

PLANE HOUSE – O verão nas ilhas gregas tem tudo a ver com estar ao ar livre. O objetivo do Plane House foi fundir o espaço interno e externo, maximizando os benefícios de ambos e minimizando o impacto na paisagem circundante.

Para evitar blocos de volumes que dividem e dominam o espaço, foram inseridos na encosta planos horizontais, proporcionando vários níveis para banhos de sol, dormir e comer, bem como uma vasta área aberta de sombra. Estes espaços refrescam e sombreiam ao mesmo tempo que permitem o fluxo de luz solar e mantêm a vista deslumbrante de 270 graus sobre a costa.

O espaço entre os planos é definido por vários painéis flexíveis e telas de vidro. As zonas designadas para cozinhar, comer e relaxar foram afastadas umas das outras para assegurar conforto sem sacrificar a abertura.

A piscina está estrategicamente posicionada para desfrutar da vista, mas também para criar uma brisa refrescante no terraço e na casa, já que o vento norte flui para cima e sobre sua superfície.

Painéis fotovoltaicos alimentam a mecânica da piscina e a água é reciclada e usada para irrigação, descarga para as casas de banho e extinção de incêndios.

A poderosa identidade dos planos de concreto cria uma narrativa forte sobre a abordagem da casa pela estrada costeira que serpenteia abaixo. À distância, os planos são distintamente separados, mas à medida que você se aproxima e se aproxima da casa pelo lado, a perspectiva se altera fechando a lacuna entre eles. Na chegada e na entrada no espaço, eles se separam mais uma vez, abrindo-se para revelar a vista de tirar o fôlego e deixar o ar puro passar.

FICHA TÉCNICA Arquitetos: Vois Architects; Fotografias: Yiorgos Kordakis

0
Would love your thoughts, please comment.x