Por a 16 Fevereiro 2022

Situado em Oeiras, num bairro que emerge nos anos 70, este apartamento teve de se adequar a novos paradigmas e modos de habitar. O projeto assinado pelo há.atelier deu prioridade à qualidade dos espaços sociais.

Arquitetura: há.atelier / Fotografias: Adriano Mura

Localizado em Oeiras, este projeto de remodelação levado a cabo pelo há.atelier distribuía-se originalmente em dois quartos, cozinha, sala e em grandes espaços de circulação.

Segundo a memória descritiva, esta disposição fez sentir de imediato o fraco aproveitamento da área disponível, tornando-se clara a necessidade de dar prioridade à qualidade dos espaços sociais. Constatação que levou a que se mantivesse a tipologia existente, invertendo integralmente as suas disposições. Ou seja, a cozinha passou a sala, o quarto passou a cozinha e a sala passou a quarto.

A par destas alterações, foi demolido o espaço de despensa e corredor de acesso aos quartos, permitindo a criação de um espaço social conjunto, com cozinha, sala e sala de jantar, usufruindo também da disposição solar ideal para o local de maior permanência.

Segundo os autores do projeto, foi tido um especial cuidado na escolha da materialidade da casa, privilegiando o uso de matérias naturais, resultando numa casa cómoda, adaptada às exigências do programa.

Todo o mobiliário fixo, portas e armários foram concebidos em contraplacado marítimo de bétula, num ambiente sensível e caloroso em ligação com o novo pavimento em madeira de pinho

0
Would love your thoughts, please comment.x